Governo entregará 400 casas em Rolim de Moura neste sábado

No sábado (15), às 9h, na praça da Matriz, em Rolim de Moura, Antônio e Maria irão participar do sorteio juntos com outros rondonienses, para identificação da nova casa. O governador do Estado, Confúcio Moura, estará presente.

Publicada em 14/12/2012 às 08:41:00

ROLIM DE MOURA/RO - Hoje foi um dia de felicidade para o aposentado Antônio Berto Romeo, de 70 anos, casado com Maria Almeida. O casal foi conhecer o Residencial Jatobá II, e fizeram planos com a moradia.

No sábado (15), às 9h, na praça da Matriz, em Rolim de Moura, Antônio e Maria irão participar do sorteio juntos com outros rondonienses, para identificação da nova casa. O governador do Estado, Confúcio Moura, estará presente para compartilhar da alegria proporcionada pelo novo futuro do casal e de tantas outras famílias, que serão beneficiadas com Programa Minha Casa Minha Vida. Uma parceria entre o governo federal, governo do Estado com o Programa Morada Nova, através do Plano FutuRO, que beneficia famílias que se encontram na vulnerabilidade social e também do município.

Antônio se emociona ao entrar na casa e diz estar aliviado por nunca mais ter que pagar aluguel. Com o salário mínimo que recebe, paga um empréstimo bancário e sobra pouco mais de R$ 400 reais para arcar com aluguel, comida, água, luz e despesas pessoais. Segundo ele, a vida não anda nada fácil e a casa chegou no momento oportuno. “É o melhor presente que já ganhei na vida. Trabalhei tanto e nunca consegui ter uma casa própria. Vou economizar no aluguel e comprar o material para construção do muro da minha casa”, explica Antônio. Maria acompanhava uma entrevista da equipe técnica na TV, quando ouvi o nome do marido entre os contemplados. Disse que não segurou a emoção. “Joguei os meus joelhos no chão e agradeci. Já sofri tanto na minha vida e agora tenho o direito de ser feliz dentro da minha casinha. É um sonho conquistado”, salienta dona Maria.

Quem também está comemorando a oportunidade da casa própria, é a dona de casa Edna Brito. Aos 25 anos, não sabe ler e nem escrever. Divide a casa de dois cômodos com o marido e mais três filhos. Ela reclama que não tem saneamento básico, em dias de chuva, é aquele sufoco. “Aqui entra rato, barata, molha tudo e fico sem saber como proteger os meus filhos. Não posso trabalhar devido a um problema de coluna. Meu marido é diarista e nossa renda acaba sendo muito baixa. Não posso esperar por sábado. Meu coração está agitado e vou poder ter minha casinha já nos próximos dias. É muita alegria”, conta Edna.

Todos os dias, Laudiceia Gomes, observa de longe onde será sua casa. Sonha com o momento de poder entrar com a sua família na nova moradia. Laudiceia diz querer apagar as dores da vida difícil e proporcionar um futuro melhor para os filhos. Ela mora no fundo da casa mãe e reclama das dificuldades de criar os quatro filhos, em apenas um cômodo. “Cada um dos meus filhos, é de um pai e não recebo pensão de ninguém. Minha filha é especial e vivo apenas com o dinheiro dela. A vida é difícil, criar filhos sem um pai é dolorido. Quero que os meus filhos possam pelo menos viver numa casa limpa, que tenha banheiro e quarto para dormir”, diz Laudiceia.

Pensando em casos como esses, o Governo de Rondônia, por meio do FutuRO está investindo em Moradia Popular e até 2014 serão mais de 20 mil novas moradias em diversas localidades do Estado. Ainda tem os municípios com uma população menor que 50 mil habitantes. Eles também serão contemplados com o projeto habitacional Sub 50 que dará oportunidade aos municípios de menor porte para construção de habitação de interesse social.

Fonte: DECOM