Governo lança Campanha Outubro Rosa 2015 em Rondônia

A campanha “Outubro Rosa”, de prevenção contra o câncer de mama, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (13), nas escadarias do palácio Rio Madeira .

Publicada em 14 de October de 2015 às 01:31:00

A frente do Palácio Rio Madeira foi palco para lançamento de uma das mais importantes campanhas de prevenção à saúde: a luta contra o câncer de mama. Há 20 anos a campanha foi lançada com o intuito de conscientizar as mulheres, e toda a sociedade, quanto à doença sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas ainda hoje, mais de 50 mil casos são registrados por ano, só no Brasil.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Sua causa é variada e está relacionada a causas externas - quando se referem ao meio ambiente, aos hábitos ou ao costume da sociedade, e as causas internas, geralmente por predeterminação genética.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), “o problema do câncer no Brasil ganha relevância pelo perfil epidemiológico que essa doença vem apresentando” e tem sido destaque nas agendas técnicas e políticas dos governos federal, estaduais e municipais. Entretanto, as informações sobre sua incidência raramente estão disponíveis em nível nacional ou regional.

O câncer de mama é o tipo mais comum e uma das principais lutas das mulheres no mundo e no Brasil, com 25% dos casos, desses, 1% acometem o home, porém é raro. Também é raro o diagnóstico antes dos 35 anos, porém, acima dessa idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Dados do Inca apontam uma estimativa de 57.120 casos de Câncer de mama em 2015. Entretanto, desde os anos 80, políticas públicas vêm sendo desenvolvida nessa área, sendo i8mpulsionado pelo programa Viva Mulher, em 1998, e seu controle reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento, em 2011.

Em Rondônia, segundo estimativa do Inca para 2014, a incidência era de surgimento de uma taxa de 25,85 por 100 mil mulheres no caso de câncer de mama, e de 37,69 por 100 mil homens, no caso de câncer de próstata - tipo que mais acomete o homem.

Com o intuito de detectar precocemente os casos de câncer de mama em Rondônia, o governo estadual firmou parceria com o Instituto Avon e Hospital de Câncer de Barretos, para atendimento dentro do estado. Na época, foi entregue uma unidade móvel para realização de exames de mamografia gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) em 14 municípios ao redor de Porto Velho.

Hoje, além da unidade do Hospital do Câncer de Barretos (Barretinho), inaugurada em julho de 2012 em Porto Velho, o atendimento vem sendo realizado também no interior. No total, são disponibilizados pelo Estado 40 mamografias/dia, através da unidade fixa Barretinho, 50 mamografias/dia através da unidade móvel de Porto Velho e mais 50 mamografias/dia através da unidade móvel de Ji-Paraná. Também são disponibilizadas 115 mamografias/mês cada através das instituições Samuel Castiel e Infinita, em Porto Velho, e Mega Imagem, em Vilhena.

A campanha “Outubro Rosa”, de prevenção contra o câncer de mama, foi lançada oficialmente nesta terça-feira (13), nas escadarias do palácio Rio Madeira e contou com a presença dos servidores estaduais. A Emater-RO também se fez presente com seu corpo diretivo e funcionários.

Wania Ressutti