“Governo precisa ter compromisso com municípios de Rondônia”, diz Odacir Soares

Na visão do senador, Estado tem obrigação de criar um Fundo de Financiamento Emergencial de Apoio aos Municípios para todas as cidades que não têm mais como contar só com ajuda da União.

Publicada em 26 de March de 2015 às 15:28:00

Porto Velho, RO – O senador Odacir Soares (PP) falou nesta quarta-feira (25) sobre a necessidade do Governo de Rondônia em auxiliar urgentemente os municípios.

Na visão de Soares, o governador Confúcio Moura (PMDB) não tem agido de forma coerente em relação ao atual momento econômico no Brasil, relegando os Municípios rondonienses ao esquecimento, como se eles não fossem importantes , esquecendo-se que o Estado é o conjunto dos Municípios que o integram politicamente.

“O governo não tem compromisso com os municípios de Rondônia”, disse.
Odacir acredita que deva ser criado um Fundo Financeiro Emergencial específico que vai garantir aporte financeiro para os Municípios que não têm mais a quem recorrer .

“Esse fundo com recursos do Estado ajudaria os municípios que não estão mais podendo contar apenas com o auxílio da União. Aliás, legalmente, é dever do governo fazer isso. Se não aconteceu ainda, ou é pura incompetência, o que não seria novidade, ou é desleixo, falta de sensibilidade ou visão distorcida do papel do Estado”, disse.

Para Odacir Soares, o peemedebista precisa traçar estratégias econômicas a fim de sustentar as ações dos municípios e lembrar que o povo não mora no Estado, mas nas cidades.

“É imprescindível que se faça isso para já! A necessidade dos municípios de Rondônia é enorme, com demandas da população que surgem a cada dia que passa. Não fazer nada é deixar a responsabilidade apenas nas costas dos prefeitos. É preciso que se crie logo esse fundo para que possamos evitar problemas gigantescos no futuro. O governador não pode esquecer que os Municípios são a célula mater da nação.”, concluiu.