Grupo terapêutico da Sepaz presta assistência aos familiares de dependentes químicos

O filho de Vanecy conheceu as drogas aos 10 anos e já foi internado compulsoriamente por duas vezes em São Paulo.

Publicada em 28 de May de 2015 às 19:35:00

A doméstica Vanecy de Jesus, que convive há seis anos com a dependência de maconha e crack do filho de 16 anos, é uma das participantes do grupo terapêutico para familiares de dependentes químicos, do Centro de Referência em Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad) de Porto Velho, ligado à Superintendência Estadual da Paz (Sepaz).

As atividades dos grupos terapêuticos são uma importante ferramenta utilizada pelos profissionais do Crepad para que familiares e usuários, em processo de recuperação, possam dialogar e compartilhar experiências que promovam a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletiva. Trata-se de um momento de integração e de questionamentos acerca de si e dos outros, que auxilia a todos a perceberem novas formas de lidar com o problema das drogas e a buscar melhores soluções.

A equipe multidisciplinar da Sepaz acredita que o apoio no processo de tratamento também deve ser estendido aos familiares, pois precisam ser fortalecidos para lidarem melhor com os aspectos que envolvem a recuperação da dependência química, do álcool e de outras drogas.

Vanecy gosta das atividades de grupo. “Aqui podemos compartilhar nossas aflições e ver que existe saída. Como mãe solteira, às vezes me sinto sozinha, muita gente se distancia por conta do meu filho. Mas aqui me sinto acolhida e agora, mais que nunca, não vou desistir dele”, afirmou.

O filho de Vanecy conheceu as drogas aos 10 anos e já foi internado compulsoriamente por duas vezes em São Paulo. Atualmente recebe a visita dos Anjos da Paz, grupo que faz abordagem domiciliar motivacional para sensibilização à adesão ao tratamento voluntário disponibilizado pela rede de atenção aos dependentes químicos, que por motivos físicos ou emocionais não têm condição de irem ao Crepad.

O grupo terapêutico para familiares reúne-se às segundas-feiras, às 16. O Crepad Porto Velho funciona na rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade, com atendimento psicossocial de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30. No período da tarde são os grupos terapêuticos.


Texto: Lúcia Reis