Hermínio elogia desapropriação de terreno do Universitário

Deputado afirma não ter problema em elogiar os acertos do governo do Estado.

Publicada em 15 de September de 2015 às 17:31:00

O deputado Hermínio Coelho (PSD), durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (15) na Assembleia Legislativa, elogiou o governo do Estado por ter editado um ato de desapropriação do bairro Universitário, em Porto Velho, evitando desta forma a concretização da ordem de despejo.

“Foi um ato inédito e que não era inclusive de responsabilidade do Estado, e sim da Prefeitura de Porto Velho, que nada fez, simplesmente o prefeito lavou as mãos”, declarou o parlamentar.

Hermínio Coelho disse que este caso era reconhecido como uma causa perdida, mas que contou com a sensibilidade do deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), que se compadeceu com o drama vivenciado por aproximadamente 500 famílias.

De acordo com o deputado, a participação do chefe da Casa Civil, Emerson Castro, também foi decisiva, pois ele articulou junto à Justiça Federal o adiamento do despejo, até para ganhar tempo para o governo editar o ato de desapropriação.

Ele relatou que esteve juntamente com o deputado Jesuíno, o chefe da Casa Civil e outros auxiliares do governo, em uma reunião na Justiça Federal, buscando sensibilizar o juiz responsável pelo processo quanto à necessidade de suspender o despejo, enquanto se encaminhava a negociação política entre a Assembleia, o governo e o proprietário da área.

Lamentou o deputado que em todas estas fases, em que milhares de pessoas corriam o risco de ficar sem moradia, nas reuniões na Justiça Federal, não contaram com a presença do prefeito Mauro Nazif (PSB), e de nenhum membro da Prefeitura.

Durante o pronunciamento de Hermínio Coelho, solicitaram aparte (rápida intervenção durante o discurso), os deputados José Lebrão (PTN), Edson Martins (PMDB), Cleiton Roque (PSB) e Lúcia Tereza (PP).

“Com certeza o ato do governador ajudou e resgatou a honra e a cidadania daquelas pessoas. Obrigado governo do Estado por esta atitude”, salientou Hermínio.

Informou o parlamentar que a Assembleia Legislativa vai liberar de seu próprio orçamento R$ 2,5 milhões para garantir a desapropriação. Encerrou o deputado Hermínio Coelho afirmando não ter nenhum problema em elogiar e agradecer o governo, e esperar que haja uma ação mais concreta do Estado, na solução de conflitos agrários e nas demais causas sociais, que com certeza voltará a elogiar.