HSBC promove nova onda de demissões em Rondônia e não perdoa nem portadores de LER/Dort

Somente até a manhã dessa quarta-feira houve três demissões em agências do banco inglês em Rondônia, sem reposição das vagas.

Publicada em 01 de April de 2015 às 10:57:00

Diferente do que foi prometido no final do ano passado, de que o banco continuaria investindo no país, o HSBC voltou a demitir funcionários em todo o país e, em Rondônia, nem mesmo funcionários portadores de LER/Dort são poupados, sendo sumariamente desligados sem nenhuma justificativa plausível.

Somente até a manhã dessa quarta-feira houve três demissões em agências do banco inglês em Rondônia, sem reposição das vagas. Na segunda-feira uma bancária da agência Urbana (ao lado do terminal rodoviário) foi demitida em Porto Velho e hoje, dois dias depois, um funcionário da agência do município de Jaru também foi desligado impiedosamente. O que chama a atenção é que ambos são trabalhadores lesionados, ou seja, acometidos de lesões por esforços repetitivos no exercício das funções no banco.

O funcionário de Jaru, por sinal, que já havia sido dispensado em outra oportunidade e que conseguiu a reintegração via Justiça trabalhista, agora volta a enfrentar o mesmo fantasma da demissão.

Mas o banco demitiu ainda hoje uma funcionária da agência de Ji-Paraná, ampliando a onda de fechamento de postos de trabalho e gerando uma expectativa de mais demissões a qualquer momento.

No mês de novembro de 2014 o banco inglês promoveu uma onda de demissões por todo o país, o que levou o movimento sindical a lutar e pressionar pelo fim dos cortes. Pressionado, o HSBC, se comprometeu a rever as demissões injustas de bancários com problemas graves de saúde (doenças ocupacionais, Aids, Câncer) e em período de estabilidade pré-aposentadoria, bem como disse continuar ‘investindo’ no país.

“Aqui em Rondônia o banco encerrou as atividades da única agência de Rolim de Moura, em 2013, e transformou a agência Urbana, em Porto Velho, numa loja de créditos, obrigado os funcionários a migrarem para a agência Centro. Tudo isso deixa os funcionários apavorados, pois não sabem quem será a próxima vítima, e que isso pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento, sem aviso prévio. Enquanto os clientes lotam as agências bancárias no Estado, o HSBC está fechando agência, demitindo empregados, fechando postos de trabalho e comprometendo ainda mais o atendimento, que já é precário, onde os clientes ficam horas nas filas para serem atendidos”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), José Pinheiro.

“O Sindicato vai buscar o diálogo com a direção nacional do banco objetivando a revisão das demissões e, caso haja a negativa pela parte patronal, o Sindicato vai buscar a garantia do emprego desses trabalhadores desligados injustamente na Justiça”, conclui o sindicalista.