Ifro/Vilhena exibe filme sobre a II Guerra Mundial no aniversário do dia "D"

Evento é aberto para toda a comunidade que se interesse pela temática.

Publicada em 04 de June de 2016 às 10:34:00

Na próxima segunda-feira, 06 de junho, no período matutino, no auditório do IFRO/Campus Vilhena será exibido o documentário A Batalha da Rússia (1943) que retrata as batalhas da frente oriental da Segunda grande guerra. Coincidência ou não, o 06 de junho é data da ofensiva aliada, com o desembarque de tropas na Normandia em 1944.

Após a exibição do documentário haverá uma palestra e debate com o professor Mestre Alisson Dioni Gomes da UNIR/Campus José Ribeiro Filho (Porto Velho) que realizará uma exposição sobre os Conflitos Mundiais no Século XX. Alisson é Graduado em Informática e ciências Sociais pela UNIR, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR e atualmente é chefe do Departamento de Informática da UNIR/Porto Velho. A atividade é parte da programação do Projeto de Extensão História, Cinema & Tecnologia, coordenado pelo Professor Me. Márcio M. Martins do IFRO/Vilhena. O evento está aberto para estudantes, professores e população em geral que se interesse pela temática.

SOBRE O PROJETO HISTÓRIA, CINEMA & TECNOLOGIA.

PROJETO DE EXTENSÃO HISTÓRIA, CINEMA & TECNOLOGIA defende a utilização do cinema como elemento de apoio no processo ensino e aprendizagem possibilita fazer uso de uma linguagem dinâmica e atual para a difusão do saber, enquanto um poderoso recurso pedagógico, visto que o audiovisual exerce uma função informativa alternativa, que exemplifica conceitos abstratos, ampliar concepções e pontos de vistas e estimula a reflexão sobre fatos e acontecimentos a partir do contato com as imagens.

O projeto de Extensão HISTÓRIA, CINEMA & TECNOLOGIA apresenta-se como uma proposta de aproximar o Instituto Federal de Educação de Rondônia – Campus de Vilhena da população local, por intermédio da exibição de películas (filmes) seguida de palestras e discussões das temáticas apresentadas. A produção cinematográfica é uma das fontes alternativas para compreendermos a realidade histórica e social.

O Cinema, compreendido como a “sétima arte” sempre atraiu e atrai as grandes massas. Em um período em que a sociedade, está inserida no mundo cada vez mais rápido das imagens e sons, o cinema passa a ser um importante instrumento para aprofundar e discutir uma temática discutida no ambiente escolar.

Na busca pela compreensão do passado e do presente, inúmeros filmes representam um “olhar” ou uma interpretação de fatos históricos que podem ser reinterpretados, criticados e discutidos pelos historiadores e estudantes. HISTÓRIA, CINEMA & TECNOLOGIA pretende ser este espaço de interação entre o Instituto Federal de Rondônia – Campus Vilhena – e o conjunto de estudantes e professores da rede pública de Vilhena. Nosso espaço também está aberto para professores, técnicos e estudantes do IFRO para que participem e discutam as temáticas apresentadas.