Imprensa prestigia lançamento do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo

​Coquetel oferecido pela Fiero reuniu profissionais da imprensa local.

Publicada em 09 de December de 2016 às 07:45:00

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) viveu nesta quarta-feira, 7, mais um momento marcante em sua trajetória de 30 anos, com a solenidade de lançamento do 1º Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo que vai premiar profissionais da imprensa local. 

Para o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, a instituição do prêmio é realmente um momento histórico para a entidade. “Este prêmio visa reconhecer aqueles profissionais que pautam seu trabalho jornalístico pela ética e a verdade dos fatos. Vamos premiar aqueles trabalhos que divulgarem o potencial econômico e o desenvolvimento industrial de Rondônia”, disse. 

Marcelo Thomé também ressaltou a importância de homenagear um ícone do jornalismo político, não apenas de Rondônia, mas do país, o saudoso jornalista e articulista político Paulo Queiroz. “Quando o nome dele foi cogitado, não pensamos duas vezes para aprovar a indicação. Batizado com o nome de Paulo Queiroz, esta iniciativa pioneira do Sistema Federação das Indústrias, tem todos os ingredientes para alcançar o sucesso e os objetivos almejados”, argumentou. 

Thomé reiterou ainda que o prêmio não foi criado para propalar o nome e as ações da Fiero e dos seus braços sociais – Sesi, Senai e IEL, mas para trazer à pauta a indústria de Rondônia; as empresas que contribuem para o desenvolvimento ofertando emprego, renda e divisas para o estado. 

O coordenador de Comunicação Social da Fiero e do prêmio, jornalista Carlos Araújo falou do regulamento, datas para inscrição e período de veiculação das matérias, categorias e premiações do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo.  

O melhor prêmio que se pode conceder a um jornalista é o reconhecimento de seu trabalho e claro, a oportunidade de trabalhar. Afirmou Araújo em breve discurso. “O reconhecimento funciona como uma forma de mostrar que estamos ativos e atentos”, falou Araújo. “A criação de um prêmio como este instituído pela Federação das Indústrias de Rondônia, serve de inspiração, pois os objetivos da premiação simbolizam e traduzem os mais preciosos valores do bom jornalismo - ética, apuração, verdade dos fatos e dedicação. O prêmio é de todos e desejamos sucesso a todos e que os colegas participem inscrevendo seus trabalhos. A indústria de Rondônia agradece”, finalizou. 

Para o jornalista e representante da Fecomércio, Silvio Percivo a iniciativa da Fiero vai estimular o jornalismo local que está precisando de tipo de incentivo. “Rondônia é um estado em formação e a informação é primordial para o futuro e melhoria da qualidade de vida. Portanto, ao criar este prêmio, a Fiero está colaborando ainda mais para o desenvolvimento do estado”. Percivo também louvou a escolha do jornalista Paulo Queiroz para titular o prêmio. 

A repórter do SBT e professora de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Uniron, Iule Vargas comentou que além de promover a integração entre os comunicadores, prêmios como este contribuem para a valorização do jornalista. “Além desta união, a Fiero está promovendo a divulgação de notícias pertinentes à indústria e ao desenvolvimento do nosso estado”, disse. 

O editor do jornal Diário da Amazônia, jornalista Marcelo Freire ressaltou a importância do prêmio que vai incentivar os comunicadores a produzir matérias voltadas ao desenvolvimento da indústria e parabenizou ao presidente Marcelo Thomé e ao coordenador do prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo pela iniciativa. 

Segundo o diretor Educativo e Financeiro da Uniron, Alexandre Porto, Rondônia conta com jornalistas competentes e brilhantes e o prêmio vem coroar o trabalho destes profissionais que terão os respectivos trabalhos avaliados e ganharão mais visibilidade. “É importante à participação da academia para mostrar aos alunos do curso de Comunicação que a sociedade está vendo o jornalista e eles têm a perspectiva de ser premiados. A Fiero vai premiar o jornalismo feito com seriedade e credibilidade cujo objetivo é informar a sociedade, pois o jornalismo tem o papel de difundir a verdade por meio da notícia e a Federação das Indústrias, ao criar este prêmio, dá sua contribuição para o reconhecimento dos profissionais da imprensa rondoniense”, falou. 

Além dos jornalistas, o evento contou com a presença de conselheiros e diretores do Sistema Fiero, dentre outros convidados.

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero