Indicado pelo PMDB para a SEMUSA afunda a Maternidade Municipal, diz vereador Sid Orleans

Conforme o legislador, as mulheres em trabalho de parto, que são acompanhadas pelos seus maridos ou pessoa da família.

Publicada em 19 de August de 2014 às 17:31:00

Na manhã de hoje (terça), o vereador Sid, tendo em vista uma série de denúncias feitas por servidores municipais, foi visitar a Maternidade Mãe Esperança. “O que encontrei foi assustador. Os corredores repletos de equipamentos jogados e inoperantes por falta de manutenção, as cortinas e colchões da sala de parto rasgados, banheiro do acompanhante feminino sem energia, salas sem refrigeração”, explica o Vereador.

Conforme o legislador, as mulheres em trabalho de parto, que são acompanhadas pelos seus maridos ou pessoa da família, perderam a privacidade porque as cortinas entre um leito e outro foram substituídas por biombos.

O vereador também recebeu a informação de que apenas 03 berços fototerápicos funcionam e muitos bebês tem que esperar pelo tratamento tendo em vista a quantidade de equipamentos quebrados. “Enquanto o ex-secretário Pimentel, com competência, deu continuidade aos avanços na saúde da gestão municipal passada, o secretário atual, sempre subordinado na FUNASA ao engenheiro Josafá, do grupo do PMDB, está destruindo todo o patrimônio que foi deixado para a população de Porto Velho na saúde pública, isto sem falar nas condições do prédio que está lamentável, desabafa Orleans.


O vereador Sid Orleans, enquanto Secretário de Saúde informou que quando inaugurou a maternidade em 2006 inseriu o planejamento familiar no serviço. A inserção do DIU logo após o parto, para controle de natalidade, era uma forma de ofertar eficiência e eficácia num único momento e num mesmo espaço físico, mesmo já existindo o antigo Centro de Referência da Mulher funcionando ao lado da policlínica Rafael Vaz e Silva. Atualmente este serviço não mais funciona na maternidade. “As mulheres voltam à Maternidade só para ter o próximo filho”, finaliza o edil.