Início de Relacionamento na era das Redes Sociais

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro

Publicada em 03 de September de 2015 às 19:20:00

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449
[email protected] (*)

Os últimos anos foram marcados por mudanças significativas nos comportamentos humanos voltados para o relacionamento amoroso e as redes sociais tiveram um papel preponderante nesse aspecto. A ampliação de possibilidades de novos relacionamentos teve um crescimento exponencial, bem como os dissabores. Desenvolverei cinco artigos sobre o tema: início de relacionamento na era das redes sociais; desenvolvimento do namoro com ajuda digital; traição on-line; solucionando a crise motivada pelas redes sociais; término por mensagem: o estilo cruel. Esse conjunto de texto estará no blog Viver - Atividades em Psicologia.

Vamos ao primeiro tema. As possibilidades de conhecer novas pessoas, ou mesmo encontrar conhecidos do passado aumentaram muito, que vão desde sites de relacionamento, de encontros, a grupos em sites de mensagens. No início parece o paraíso, dezenas de pessoas interessadas em se relacionar amorosamente e muitas delas interessadas em “mim”.

Parece produtos em prateleiras de supermercado, vai-se escolhendo ao bel prazer. Mas esse ambiente é limitado e nem um pouco seguro. Ao postar uma foto que não foi do gosto popular a pessoa também se percebe um produto. Fora as diferenças de interesses: pessoas querendo um relacionamento sério competindo com quem quer encontros casuais, aliados a pessoas casadas ou já namorando, mas que desejam ampliar seu leque de relacionamentos.

Apesar desse emaranhado, certas pessoas se encontram e por mais que tenham outras opções, acabam priorizando entre eles trocas de mensagens, telefonemas e mesmos encontros casuais, até ocorrerem frequentemente e iniciar um relacionamento de namoro. Mas até esses estágio passaram por diversos dissabores, teclaram e trocaram fotos com quem moravam longe ou perto demais; que o aspecto pessoal não correspondia aos da foto, a voz não é do gosto etc.

Isto tudo porque através das redes sociais o conhecimento vem em partes, primeiro uma visualização de foto ou texto, troca de mensagens, telefonemas e contato pessoal. Cada uma das etapas pode encantar ou descartar. Isto mesmo descartar, visto que é apenas uma entre tantas possibilidades e além disso, as relações não são levadas a sério num primeiro momento.

Passando por todas essas intemperes e o relacionamento vingar precisará passar por uma fase de desenvolvimento e amadurecimento e o mundo digital vai ser ainda mais severo.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
[email protected] (48) 9921-8811 (48) 3223-4386