Inscrições abertas para o II Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia

Tema:  " O lugar da História e dos historiadores nas Amazônias".

Publicada em 25 de November de 2016 às 08:59:00

Tema:  " O lugar da História e dos historiadores nas Amazônias"

 

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2016, será realizado o II Encontro Interestadual de História: Acre e Rondônia, em conjunto com o III Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História (ANPUH-RO), o II Encontro Estadual de História da ANPUH-AC e o IV Colóquio de História do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Os eventos acontecerão simultaneamente no IFRO Calama, em Porto Velho, com apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

   As inscrições para participar do evento devem ser feitas por meio eletrônico até o dia 25 de novembro de 2016. As submissões de comunicações devem ser realizadas por e-mail: [email protected]. As submissões para ouvintes devem ser realizadas no link: http://eventoacrerondonia.wixsite.com/encontrodehistoria.

   A temática do Encontro será “O lugar da História e dos historiadores nas Amazônias”, escolhida em função da necessidade, cada dia mais evidente, da academia estabelecer formas de diálogo com a sociedade e aspectos ligados às problemáticas locais de uma região fronteiriça onde três países (Brasil, Bolívia e Peru) compartilham de vivências e questões semelhantes.

   Também serão abordadas reflexões sobre os lugares da cultura, da história e também do ensino. Portanto, todo o evento está sendo pensado no sentido de favorecer reflexões, propostas e tomadas de decisões que evidenciem ações na formação dos profissionais de História e outras ciências para suas atuações nesse espaço amazônico de múltiplas dimensões.

   Durante o Encontro serão realizadas conferências, mesas-redondas, minicursos, exibições de curtas-metragens e apresentações de trabalhos. Esta programação  tem o objetivo  de apresentar para a comunidade acadêmica e para profissionais da área pesquisas sobre a história, a historiografia  e seus diálogos interdisciplinares, resultados das investigações desenvolvidas regionalmente pelos diversos profissionais e estudantes que atuam na e sobre Amazônia Sul Ocidental.

   Para mais informações, acesse: http://eventoacrerondonia.wixsite.com/encontrodehistoria.

Sobre o evento

   A cada dois anos, as Associações Estaduais de História, vinculadas à ANPUH, realizam os seus encontros regionais, que estão entre os mais importantes eventos da área de História realizados bienalmente nas universidades brasileiras. Suas reuniões bienais atraem grande número de profissionais de História e de outras Ciências Humanas, de alunos de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas, visando aproximar e compartilhar as experiências vivenciadas por pesquisadores, profissionais de ensino e estudantes que atuam na fronteira da Amazônia Sul-Ocidental.  As seções regionais das ANPUH’S de Acre e Rondônia, juntamente com os cursos de História das Universidades Federais do Acre (UFAC) e Rondônia (UNIR), reuniram esforços para debater e refletir durante o evento acerca de questões e inquietações comuns.

   O evento está sendo coordenado pelos professores Francisco Bento da Silva, da UFAC, Verônica Aparecida Silveira Aguiar, da UNIR, e Xênia de Castro Barbosa, do IFRO.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 30 de novembro de 2016

8h às 12h -  Credenciamento

12h às 14h -  Almoço

14h às 16h -  Minicursos

16h às 18h -  Simpósios Temáticos

18h30 às 19h30 - Abertura e atividade cultural

19h30 às 21h30 -  Conferência de abertura

 

Dia 1º de dezembro de 2016

8h às 10h -  Mostra de curtas-metragens sobre as Amazônias

10h às 12h -  Mesa-redonda

12h às 14h -  Almoço

14h às 16h - Minicursos

16h às 18h Simpósios Temáticos

18h30 às 20h30 -  Mesa-redonda

 

Dia 2 de dezembro de 2016

8h às 10h -  Mostra de curtas-metragens sobre as Amazônias

10h às 12h -  Mesa-redonda

12h às 14h -  Almoço

14h às 16h -  Assembleias das ANPUHs e Assembleias de estudantes

16h às 18h Mesa-redonda

18h30 às 19h -  Atividade cultural

19h às 19h30 - Lançamento de livros

19h30 às 21h30 - Conferência de encerramento

 

Fonte: UNIR