Inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

As vagas são oferecidas para duas linhas de pesquisa, sendo Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (20 vagas disponíveis) e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (5 vagas).

Publicada em 05/11/2012 às 09:01:00

Porto Velho, Rondônia - O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) comunica que as inscrições para seleção de candidatos ao mestrado estão abertas até o dia 9 de novembro de 2012. Estão disponíveis 25 vagas, distribuídas por orientador. As inscrições devem ser feitas na secretaria do PGDRA, Ala 2 do prédio ao lado da Biblioteca Central, no Campus José Ribeiro Filho, BR 364, km 9,5, sentido Acre, Porto Velho, RO. A secretaria funciona de 9h às 12h e de 14h às 16h.

O candidato pode fazer a inscrição pessoalmente, por procuração ou por via postal (serviço expresso) com data de postagem dentro do prazo de inscrição. Neste caso, deve-se confirmar o envio no mesmo dia da postagem com o número identificador emitido pela ECT por meio de correio eletrônico para o PGDRA ([email protected]).

Podem se inscrever candidatos portadores de diploma de curso superior em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Diplomas emitidos no exterior só serão aceitos se revalidados por instituição nacional reconhecida pelo MEC.

No ato da inscrição o candidato deve apresentar requerimento (anexo II), constando o nome do orientador pretendido e a indicação do idioma estrangeiro (inglês ou espanhol) solicitando inscrição, assinado; fotocópias de CPF, título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral; formulário de inscrição (anexo III) preenchido; uma foto 3x4 recente e datada; cópia de documento comprobatório de conclusão de curso de Graduação e do Histórico Escolar da Graduação; Curriculum Lattes atualizado; declaração de disponibilidade durante o período 2012/2014 de, no mínimo, 20 horas semanais para dedicar-se ao Curso (Anexo IV); carta de intenção de orientação de um docente do PGDRA (Anexo I); e duas cópias de Projeto de Pesquisa (conforme discriminado no edital).

As vagas são oferecidas para duas linhas de pesquisa, sendo Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (20 vagas disponíveis) e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (5 vagas disponíveis).

O processo seletivo terá quatro etapas. Na primeira etapa, serão avaliados os projetos de pesquisa. Os candidatos classificados participarão da segunda etapa (prova de conteúdo), seguida pela análise de Curriculum Lattes e defesa oral do projeto (terceira etapa). A última fase de seleção é a prova de língua estrangeira. Todas as etapas são eliminatórias.