Inscrições do Faculdade da Prefeitura encerram no próximo dia 15

O programa do município de Porto Velho oferece vagas em diversos cursos de instituições privadas.

Publicada em 11 de November de 2016 às 07:41:00

         Jovens e adultos interassados em cursarem o ensino superior devem ficar atentos a uma nova oportunidade do Programa Faculdade da Prefeitura - Universidade para todos. O programa do município de Porto Velho oferece vagas em diversos cursos de instituições privadas. As inscrições acontecem até terça-feira, dia 15 através do portal da prefeitura, o www.portovelho.ro.gov.br.

         O Faculdade da Prefeitura foi criado em 2010 e já contemplou 178 pessoas através de uma parceria com 4 faculdades particulares. A manutenção ocorre através da dedução de 2% do tributo do ISSQN das conveniadas. " É com essa dedução que os cursos são custeados pelo município. O principal benefício é oportunizar a quem não tem condições de ingressar numa faculdade privada, a possibilidade de ter acesso ao ensino. Trata-se de inclusão social", disse o Procurador do município e Presidente do Conselho gestor do programa, Salatiel Lemos Valverde.

          Para o ingresso no primeiro semestre de 2017, o candidato a uma das 309 novas vagas será avaliado baseado em requisitos, tais como: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, renda familiar ou per capita, não possuir diploma, não ter vínculo ativo com alguma instituição e ser residente da capital há pelo menos 5 anos. "Vale lembrar que os selecionados não terão custo nenhum, a isenção é total durante todo o curso", disse o procurador, reforçando que o aluno assina um termo de compromisso que exige que ele conclua a formação dentro do prazo padrão estabelecido pelo curso, com margem de trancamento de no máximo dois semestres, além de levar em conta a frequência e aprovação, caso contrário, ele pode perder o benefício que é acompanhado pelo conselho.

         São mais de 20 cursos: gastronomia, psicologia, letras, estética e cosméticos, engenharia elétrica, educação física, administração, arquitetura e urbanismo, biomedicina, ciências biológicas, ciências contábeis, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, medicina, engenharia civil, gestão de recursos humanos e gestão comercial, gestão pública, pedagogia, sistemas de informação, enfermagem e farmácia.

 

Por: Comdecom

Fotos: Medeiros