IRPF/2013: Em Rondônia as declarações entregues superaram o esperado para o ano

A multa mínima por atraso na entrega é de R$ 165,74.

Publicada em 01/05/2013 às 21:06:00

Porto Velho, Rondônia - As Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2013, ano-calendário de 2012, entregues até ontem às 23h59 superaram o estimado para o ano. Foram entregues 176.515 declarações, o que representa um incremento de 5,06% em relação ao esperado que era 168 mil, informa a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho.

Entrega em atraso e multa Os contribuintes que ainda não entregaram a declaração deste ano podem elaborar e transmitir o documento normalmente, mesmo em atraso, porém, agora com multa mínima de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto apurado na declaração. Para isso, devem baixar do site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br versões atuais do Programa Gerador da Declaração-PGD e Receitanet, ambos gratuitamente. Os programas estarão disponíveis nessa quinta-feira (2).
“Malha fina” e Retificação da declaração

Nos próximos dias a Receita Federal deve divulgar a quantidade de declarações retidas em “malha fina”. Os contribuintes poderão verificar a situação no extrato da declaração com código de acesso obtido na página da Instituição. Casos de inconsistências como omissão de rendimentos, inclusão indevidas de dependentes e despesas dedutíveis, por exemplo, podem ser resolvidos por iniciativa do contribuinte retificando a declaração. Isso deve ser feito o quanto antes. Após a convocação da Receita Federal o contribuinte perde a espontaneidade, em conseqüência, multa mínima de 75% sobre a diferença imposto a pagar ou a recebe. Em casos de fraude, a multa pode chegar a 225% da diferença do imposto, mais Representação Fiscal para Fins Penais, alerta a Delegada da Receita Federal do Brasil em Porto Velho, Raquel Patrício da Silva.

Fonte: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho/Ascom