05/01/2017 - 11h46min - Atualizado em 05/01/2017 - 11h46min

Junta Militar alerta jovens sobre prazo de alistamento

O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar 18 anos.

Cerca de cinco mil jovens devem se alistar para prestar o serviço militar neste ano em Porto Velho. Esta é a expectativa do responsável pela Junta de Serviço Militar (JSM) da capital, Júlio Mercado, com base nos números dos anos anteriores. O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar 18 anos.

Para se alistar, o jovem deve comparecer a Junta Militar que funciona em um prédio anexo à Prefeitura de Porto Velho, na rua José do Patrocínio, nº 825, Centro. A convocação é para os jovens nascidos em 1999. O atendimento inicia às 8h com a triagem para selecionar os jovens aptos a prestar o serviço militar. Eles devem comparecer com os seguintes documentos: 2 fotos 3x4, carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e CPF.

“Apesar do prazo ser até o dia 30 de junho, nossa preocupação é que os jovens em idade de prestar o serviço militar deixe para procurar a Junta na última hora. Se ele comparecer com antecedência, com certeza esse jovem tem como ser melhor atendido porque ele evitará transtornos para ele, para os outros. Por isso é importante se programar para que a apresentação seja antes do prazo”, lembrou.

O recrutamento militar compreende quatro fases distintas: alistamento, seleção (aspectos físicos, cultural, psicológico e moral), distribuição (encaminhado à Marinha, Exército ou Aeronáutica), e a incorporação com o ingresso do jovem nas Forças Armadas de sua preferência.

 

Penalidades

Quem não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; e assinar contrato com órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Outras penalidades previstas são: prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

“Aos jovens que perderem o prazo de alistamento por qualquer motivo, ele deverá comparecer a Junta de Serviço Militar, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o seu alistamento militar para estar quite com o serviço militar. É importante reforçar que o alistamento militar é um ato obrigatório e não pode ser adiado e nem há prorrogação de prazo. Entretanto, durante a fase de alistamento poderá ser solicitado o adiamento de incorporação”, explicou.

A prestação do serviço militar é importante para a concessão do Certificado de Alistamento Militar (CAM). Este é o documento comprovante da apresentação para a prestação do Serviço Militar inicial. Será fornecido gratuitamente pela Junta de Serviço Militar (órgão alistador). Nos limites da sua validade, e com as anotações devidas, o CAM é, ainda, documento comprobatório de que o brasileiro está em dia com as suas obrigações militares.

Texto e fotos: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:49:00

OAB quer redistribuição da Lava Jato antes de indicação de Temer

Claudio Lamachia, presidente da Ordem, alerta que aguardar nomeação do substituto de Teori vai 'agravar o ambiente político-institucional do país'.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:46:00

Comunicado: funcionamento da OAB/RO no feriado de 24 de janeiro

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) comunica aos advogados e comunidade...

POLíTICA | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:42:00

Cleiton Roque acompanha presidente em associação de servidores públicos

Cleiton e Fábio foram até associação dos servidores públicos municipais de Pimenta Bueno.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:39:00

Pagamentos de gratificação e verba de representação são alvo de notificações recomendatórias do MPC-RO

Ainda segundo o órgão ministerial, o pagamento tanto da gratificação quanto da verba de representação configura despesa irregular e patentemente lesiva ao erário.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:36:00

Rescisão indireta – veja 11 situações que o empregado pode demitir o patrão

A rescisão indireta é a falta de cumprimento das obrigações do empregador ou da empresa.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:46:00

Escola de Governo de Rondônia oferece cursos presenciais em diversas áreas até dezembro

São diversos cursos de capacitação com duração de 20h, e o propósito da instituição é também levar capacitação ao interior de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:44:00

Governadores da Amazônia Legal assinam pacto federativo pela segurança pública

O governador Confúcio Moura e os chefes executivos dos estados que fazem parte da Amazônia Legal formalizaram na noite de quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:40:00

Associações Comerciais manifestam apoio à proposta de novo regime fiscal em Rondônia

A minuta do texto está na Casa Civil, que iniciou, com este encontro, diálogo com setores da sociedade sobre a proposta, que propõe alteração na Constituição estadual.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:36:00

Pioneira no Brasil, iniciativa do governo de Rondônia prevê contratação de profissionais para funções de gerência e direção por meio de seleção

A contratação de profissionais para desenvolver atividades de gerência, coordenação e direção em cargos oferecidos pelo governo de Rondônia será feita a partir de agora por meio de seleção.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:34:00

Enfermeiros são capacitados para o atendimento avançado de pacientes com trauma e politrauma

O governo de Rondônia investiu nos últimos quatro anos mais de R$ 3 milhões na capacitação e aperfeiçoamento de servidores do setor de saúde.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:28:00

Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia

Sem câmeras de monitoramento e longe do olhar de testemunhas, muitos crimes acontecem assim, o que leva a vítima a não ter esperança de que o criminoso seja localizado e preso.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:22:00

Matrículas na rede municipal iniciam hoje e ano letivo começa 6 de fevereiro em Vilhena

O esforço da SEMED é garantir vagas aos alunos e assegurar retorno do ano letivo.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:31:00

Prefeitura prepara grande festa para comorar 102 anos de instalação do município de Porto Velho

​Programação começa às 9h e prossegue até a noite com brincadeiras e shows musicais.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:25:00

Detran implanta novo sistema online para emissão de documentos de veículos

Serviços estarão suspensos hoje e terça para testes.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:18:00

Agevisa orienta população para o controle de caramujos africanos em Rondônia

Nesta época do ano, com as chuvas intensas, é comum encontrar em quintais, hortas e jardins, algumas espécies de caramujos.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com