Juscelino Amaral é o mais novo cidadão honorário de Porto Velho

Foram várias as atividades desempenhadas por Juscelino Amaral na capital e no Estado.

Publicada em 24 de April de 2014 às 15:49:00

Na próxima terça-feira, dia 29 de abril, a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Porto Velho realizará a solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário ao advogado Juscelino Amaral, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele à sociedade rondoniense.

A concessão do título é uma propositura do vereador Jurandir Bengala (PT–Jacy-Paraná) que justificou a honraria em face dos inúmeros projetos desenvolvidos pelo advogado rondoniense ao longo de sua vida como estudante, militar, repórter, servidor público do ex-território, sindicalista, advogado e Maçom.

“Ao senhor Juscelino essa honraria traduz um pouco de nosso reconhecimento como representante da sociedade porto-velhense pelos inúmeros trabalhos que ele fez e continua realizando que resultaram em benefícios diretos para a nossa comunidade por todos os lugares e setores por onde ele atuou”, disse o vereador.

Bengala também ressaltou o trabalho de Juscelino Amaral nos projetos sociais junto a entidades filantrópicas como Hospital das Irmãs Marcelinas, Sociedade Pestalozzi, Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), Hospital do Câncer de Cacoal, Casa de Apoio ao Hospital São Daniel Comboni, Escola Solar da Paz, Apatox, Apae, Associação dos Autistas, Fundação Pio XII (Hospital do Câncer de Barretos).

“Me sinto honrado com essa homenagem, mas não fiz isso sozinho. À frente dessas obras sociais tive inúmeros amigos, maçons abnegados e a sociedade que nunca mediram esforços para realizar essas atividades. Também agradeço a todos os amigos com quem trabalhei e aprendi na OAB, nos sindicatos onde atuei, meus professores na escola e minha família. Cada uma dessas pessoas tem participação nessa vida que escolhi seguir e a quem agradeço minha vida inteira pelo que conquistei. Gostaria de repartir com cada um essa homenagem”, disse Juscelino ao confirmar sua participação no evento do dia 29 de abril.

ATIVIDADES

Foram várias as atividades desempenhadas por Juscelino Amaral na capital e no Estado. Ele foi Chefe da Casa Civil e secretário de Educação do Estado de Rondônia; diretor-geral e secretário administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rondônia; presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ex-Território, secretário-geral do Sindicato da Polícia Civil do Estado, Administrador nomeado pela Justiça do Trabalho no Sindicato da Saúde; Assessor da Presidência da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), Primeiro presidente do Conselho de Usuários da Brasil Telecom; Membro do Conselho Fiscal da Cred Empresas (Sicoob). Atualmente é servidor público federal aposentado, advogado e no sétimo ano de mandato como grão-mestre das Grandes Lojas de Rondônia (Glomaron).DADOS PESSOAISJuscelino Moraes do Amaral nasceu no dia 16 de janeiro de 1962, no Forte Príncipe da Beira, na época distrito de Guajará-Mirim, hoje município de Costa Marques.

Filho de Sebastião Avelino do Amaral (in memorian) e Maria Natividade de Moraes. É casado com Michele Oliveira Matni do Amaral, pai de José Nunes, Jorge Avelino, Juscelino Filho e João Miguel. Foi aluno da Escola Garrastazu Médici (onde hoje funciona a Rádio Boas Novas), Grupo Escolar Samaritana, Duque de Caxias (onde foi presidente do Centro Cívico Juscelino Kubitscheck), Colégio Castelo Branco (onde foi presidente do Centro Cívico Padre Moretti), Colégio Dom Bosco, Carmela Dutra, Universidade Federal de Rondônia (Unir) – onde cursou Geografia – e Faro – onde se formou em Direito.

Teve participação ativa no concurso “Poder Jovem”, que indicava o Governador e o Prefeito Mirim em Porto Velho; foi repórter do jornal Alto Madeira; prestou serviço militar no 5º Batalhão de Engenharia e Construção – onde também foi condecorado com Honra ao Mérito; e ainda participou como atleta da delegação de Rondônia no Joer/Jebs nas modalidades esportivas de atletismo (100m rasos, 200m rasos e revezamento 4 x 100), e capitão da equipe de handebol do selecionado rondoniense.