Laerte anuncia liberação de emenda e denuncia cartel do leite

Parlamentar também anunciou audiência pública para discutir problemas de Ji-Paraná.

Publicada em 28 de May de 2015 às 20:26:00

Durante sessão itinerante em Ji-Paraná, na manhã desta quinta-feira (28), o deputado Laerte Gomes (PEN) parabenizou a mesa diretora da Assembleia Legislativa pela realização da sessão dentro do evento Rondônia Rural Show. Agradeceu a presença dos policias civis, que lotaram que participaram em peso da sessão.

Laerte parabenizou o deputado Ribamar Araújo (PT), que pediu vistas ao projeto de lei que beneficia a unificação dos vencimentos dos servidores da Secretaria de Segurança Pública. Criticou o Poder Executivo por não ter cumprido o prazo estipulado para a votação desta matéria. “Entendo eu que o governo do Estado possa estar empurrando com a barriga essa importante matéria”, disse.

O deputado anunciou que vai propor emenda parlamentar coletiva na Comissão de Constituição e Justiça para que permaneça a fiscalização do transporte rodoviário no Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Sobre o Rondônia Rural Show, foi taxativo sobre a importância do evento para economia do Estado, porém, criticou a falta de políticas públicas voltadas ao apoio à agricultura familiar, que é a base para o pequeno agricultor, fomento da tecnologia e muitos outros investimentos na área. “Precisamos criar projetos e incentivos para a agricultura de Rondônia como forma de melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou.

Laerte denunciou a existência de cartel com o grupo Italac na região, monopolizando a compra do leite e prejudicando a produção dos pequenos produtores, que ficam com o prejuízo.

Ele disse ser preciso criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a razão de grandes empresas, como a JBS Friboi e empresas de telefonia, que além de terem sido atendidas com isenção fiscal ainda conseguem mais benefícios de comissões criadas pelo governo do Estado. “Creio que uma CPI nesse sentido atende os interesses do próprio governo”, afirmou.

Ao encerrar, Laerte Gomes disse que o município de Ji-Paraná, infelizmente, fechou a Santa Casa por falta de apoio e compromisso do governo de Rondônia e a população carente sofre com a falta de atendimento. Anunciou a realização de uma audiência pública no dia 15 de junho para tratar sobre vários temas, inclusive, sobre esse fechamento da Santa Casa e as obra do anel viário.