Lançamento de livro - A Arma da Mulher é a Língua

A historiadora Nilza Menezes, diretora do Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia, lança neste sábado, 10 de dezembro, às 19 horas, no espaço cultural Tapiri.

Publicada em 08 de December de 2016 às 13:40:00
          Foto: Reprodução

A historiadora Nilza Menezes, diretora do Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia, lança neste sábado, 10 de dezembro, às 19 horas, no espaço cultural Tapiri, a obra poética "A Arma da Mulher é a Língua". Há dez anos sem lançar uma obra de poesia, a escritora e poetisa conta que se voltou mais para a temática de gênero justamente em razão das pesquisas que vinha fazendo na área acadêmica. "Foi um período de reflexão e busca. Envolver-me mais com o tema foi um caminho natural, inclusive na criação literária", explica.

Desde as primeiras obras, o estilo combativo já aparecia nos poemas de Nilza, porém desta vez a autora intitula a obra de "poemas feministas", numa clara posição de defesa dos direitos da mulher.

Em suas andanças, quando participou do lançamento do evento de combate à violência contra a mulher em Campo Grande-MS, Nilza explicou as origens e a estrutura da violência de gênero. “As diferenças biológicas entre homens e mulheres têm sido usadas, ao longo dos séculos, como fator de exclusão da mulher nos espaços de poder. A violência de gênero não tem raça, classe social ou idade, atinge a todas”, disse.

Na opinião da doutora, o conceito de gênero vem da compreensão de relações que se estabelecem entre os sexos, diferenciando do sexo biológico social. “O constrangimento, o uso da superioridade física é a violência. A violência de gênero é exercida pelo mais forte contra o mais fraco”, explicou.

Diante dessa realidade, para a escritora, a poesia também pode ser uma arma. "A Arma da Mulher é a Língua", reforçou.

 

Espetáculo

Durante o lançamento, as atrizes do grupo "O Imaginário" farão um espetáculo baseado na obra de Nilza. Com o mesmo nome a encenação poética, interpretada por Amanara Brandão, Bárbara Munhoz, Flávia Diniz, Magna Cruz e Vitória Peres, sob a direção de Chicão Santos, marcará a confraternização de fim de ano dos alunos da Escola Livre de Teatro do Espaço Cultural.

O espaço Tapíri fica na Rua Franklin Tavares, 1353, Bairro Pedrinhas.

 

Currículo

Doutora e mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - Umesp. Nilza Menezes é Especialista em História do Brasil pela PUC/MG. Especialista em Ciências da Religião pela UMESP. Graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia. Chefe do Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Possui experiência na área de pesquisa, bem como na organização, catalogação e tratamento de documentos de acervo. É membro pesquisador do grupo Mandrágora/NETMAL de Gênero e Religião do Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo.

 

Obras poéticas Publicadas

Presente

A louca que caiu da lua

Fruta azeda com sal

Princesas desencantadas

Duas palavras (em parceria com Carlos Moreira)

Feitura

50 mulheres

Para entrevistas contatar a senhora Nilza através do telefone: 99925-9016