Lançamento do livro “Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia”

A biografia do artista que foi arauto e precursor chave das artes plásticas em Rondônia foi escrita por Allan Vanderlei e será distribuída pela Editora da Divina Misericórdia Ltda.

Publicada em 04 de October de 2016 às 11:38:00

Publicação:

O livro “Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia” (ISBN 978-85-920881-0-1), que apresenta parte da vida e da obra do artista plástico Raimundo Coutinho Canavarro (1934-2013), será lançado no Brasil, sábado, dia 08 de outubro de 2016 na livraria Leitura dentro do Porto Velho Shopping em evento aberto das 17:00 – 20:30 horas. A biografia do artista que foi arauto e precursor chave das artes plásticas em Rondônia foi escrita por Allan Vanderlei e será distribuída pela Editora da Divina Misericórdia Ltda., estando disponível para compra na Livraria Leitura do shopping a partir do lançamento e no site da editora.

As 160 páginas foram escritas com base em pesquisas realizadas pelo autor durante dois anos, além de dezoito anos de contato direto com o artista. Vanderlei realizou entrevistas com 70 pessoas por todo o país e no exterior, entre familiares, amigos e contemporâneos do pintor. O livro também traz a reprodução de 58 obras em metaloplastia e óleo sobre tela, algumas delas científica e profissionalmente restauradas pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) especialmente para constarem na publicação.

O instigante texto começa narrando a infância de Canavarro, mostrando como se desenvolveu seu interesse pela arte e a força da origem amazônica nessa relação. Os primeiros desenhos canavarrescos, ainda em folhas de árvores na década de 1930, ao longo dos anos vão dando lugar a formas mais variadas de expressão artística e à pintura publicitária, que esteve presente na vida do artista. Os relatos reveladores indicam como foi o real desenvolvimento inicial das artes plásticas rondoniense, que ganhou força por meio do “Grupo Amazonas”, do qual o artista participava junto a alguns amigos desde a década de 1950.

No prefácio da obra o professor da UFMG Rodrigo Vivas, Doutor em História da Arte, destaca a importância da valorização da arte brasileira fora do eixo Rio – São Paulo. Vivas também resume com sensibilidade a contribuição da pintura regionalista do artista para a arte de nosso país: “Mais do que cenários naturais, Canavarro constrói, com individualidade e segurança, recortes da essência amazônida e materializa em cores e formas, o que existe de mais impalpável, qual seja, a memória. A memória de um lugar, a memória de uma floresta, a memória das relações estabelecidas entre vários sujeitos e um mesmo ambiente”.

Sobre o autor:

Allan Vanderlei nasceu em Porto Velho e no condado Shelby, Tennessee, E.U.A. esteve academicamente ligado à Belhaven University e à The University of Memphis, aperfeiçoando-se nas áreas de Gestão e Marketing. É pós-graduado pela PUC Minas em Gestão Estratégica em Empreendedorismo, Marketing e Finanças, e possui Bacharelado em Administração pela UNAMA, graduado com menção honrosa. Possui 25 anos de experiência profissional como gestor industrial e já residiu, trabalhou, estudou ou visitou mais de 20 países.

Dados técnicos da obra:

  • Formato do material bibliográfico: Livro
  • Capa: Dura e laminada em papel couché 170g/m2 FSC Suzano® Design com verniz brilho localizado
  • Miolo: Costurado e colado em papel couché 170g/m2 FSC Sappi MagnoTM satin
  • Acabamento: Tinta escala 4 x 1 com verniz IR frente e verso e fitilho marcador de páginas
  • Dimensão: 17 x 24 x 1,8 cm
  • Título: Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia
  • Autor: Allan Canavarro
  • Copyright: Autor
  • ISBN: 978-85-920881-0-1
  • Idioma: Português
  • Edição:
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 160

 

Distribuição:

Editora da Divina Misericórdia Ltda.

Rua Campinas, 475 - Esplanada

30.280-090 - Belo Horizonte - MG - Brasil

 +55 (31) 3461-5489

 www.misericordiadivina.com.br

 [email protected]