Lideranças políticas, sindicais e empresários prestigiam a segunda fase do programa

“Como queremos a cidade de Porto Velho daqui a 20 anos?” As respostas para esta indagação motivaram a presença, neste evento, de centenas de empresários, autoridades, representantes do governo estadual e municipal,...

Publicada em 18 de April de 2015 às 14:29:00


O auditório da Fiero ficou lotado para a segunda fase do projeto O Futuro da Minha Cidade

Idealizado e realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Sinduscon/PVH, Sinduscon/RO e demais parceiros, o programa “O Futuro da Minha Cidade” que visa mobilizar a sociedade local para ser protagonista das transformações por que a cidade precisa passar, teve a segunda fase lançada na noite de quinta-feira (16 de abril) no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.

“Como queremos a cidade de Porto Velho daqui a 20 anos?” As respostas para esta indagação motivaram a presença, neste evento, de centenas de empresários, autoridades, representantes do governo estadual e municipal, secretários de Estado, lideranças sindicais, estudantes, jornalistas, representantes de instituições de ensino superior, e colaboradores do SESI, SENAI e IEL.

Com base em experiências bem sucedidas de algumas capitais referências na prática da gestão urbana, o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implementação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos. O foco é mobilizar a sociedade local para ser protagonista no futuro da cidade, criando soluções para a sustentabilidade urbana.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema FIERO, Marcelo Thomé destacou a segunda fase do programa que tem como foco a mobilização dos envolvidos para a criação do Conselho de Desenvolvimento da Cidade reunindo pessoas e empresas interessadas em contribuir no planejamento de Porto Velho para os próximos 20 anos. “A presença do prefeito Mauro Nazif e do vice-governador Daniel Pereira demonstra que eles estão sensíveis aos nossos propósitos quanto à implantação do Programa”, observou.

Thomé comentou também o papel da FIERO em parceria com o Sinduscon/PVH e Sinduscon/RO na promoção de ações fundamentais como este programa. “A Federação tem papel fundamental neste início do processo, mas, depois este papel cabe aos cidadãos e às empresas que quiserem contribuir”, afirmou.

O trabalho mais importante deste projeto, explicou Thomé, é a parceria entre a sociedade organizada e o poder público para um efetivo trabalho conjunto em benefício do planejamento futuro da cidade. “Saber onde queremos chegar. Qual direção seguir. E a partir disso, saber o que precisamos fazer hoje para chegarmos onde queremos” argumentou.
O prefeito Mauro Nazif e o vice-governador Daniel Pereira foram unânimes em destacar a liderança e a iniciativa da FEIRO e a importância do programa desenvolvido pela CBIC.

Nazif falou que a união da Federação, tendo à frente Marcelo Thomé, que, segundo o prefeito, já vem realizando trabalho de mobilização em favor da cidade mesmo antes de assumir a FIERO, do Sinduscon/PVH presidido por Maurílio Vasconcelos e Sinduscon/RO, liderado por Emerson Fidel, esta iniciativa da CBIC, por meio da implantação do Conselho, tem tudo para fazer de Porto Velho a cidade do futuro planejado para 10, 20 ou 30 anos.

Daniel Pereira afirmou que o governo estadual está à disposição e reafirmou o apoio do governador Confúcio Moura.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, um dos palestrantes do evento destacou a importância do papel do setor privado no desenvolvimento das cidades. A ideia é sensibilizar as principais lideranças do município sobre uma parceria entre a sociedade e a prefeitura.

Martins ressaltou sua certeza de que Porto Velho vai comprar esta ideia, pois está necessitando neste instante que seus cidadãos se congreguem para decidir quais as prioridades para os próximos 20 anos. “A população tem de ser protagonista, não pode ser refém do processo, a mudança é inevitável e a população precisa tomar para si a capacidade de decisão, e a partir disso fazer a cidade defender a bandeira de diretrizes para daqui a 20 ou 30 anos, tanto nos aspectos econômicos, sociais, estruturais e, principalmente, na parte de desenvolvimento humano”, explicou.

A apresentação foi dividida em três partes. Martins iniciou abordando a motivação do projeto que começou em 2012, quando a CBIC começou a buscar ferramentas para ajudar as cidades a encontrar caminhos para o desenvolvimento. Na sequência, o diretor presidente da Axis Consultoria Urbana, Jorge Francisconi, consultor responsável pela montagem do “Futuro da Minha Cidade”, abordou o tema “O desafio de pensar o futuro das cidades”. Em seguida, o presidente do Sinduscon de Goiás, Carlos Alberto Moura, cidade onde já foi implantada a terceira fase do programa iniciou sua abordagem.

Os palestrantes apresentaram o potencial transformador da parceria, assim como a estrutura do plano de trabalho para a implantação de um Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cidade. Segundo eles, o diálogo com o poder público é fundamental para efetivar ações contínuas visando as melhorias.

Para o primeiro vice-presidente da FIERO, Adélio Barofaldi, esta iniciativa da Federação das Indústrias acontece em momento oportuno, pois o Brasil está sendo repensado, e com isso Porto Velho está sendo redefinida. “Estas ações são excelentes para todos e este movimento é importante porque visa à consolidação de ideias da sociedade organizada e do poder público”, disse.

De acordo com o presidente do Sinduscon/PVH, Maurílio Vasconcelos, a FIERO e os sindicatos ligados à construção civil, neste momento, têm papel de catalizadores das ideias e, com a nova liderança, esta aptidão está sendo fortalecida. “A Federação está de parabéns e pode contar o nosso apoio e da sociedade para que saiamos daqui com ideias aplicáveis à melhoria da nossa cidade”, finalizou Vasconcelos. Para o presidente do Sinduscon/RO, Emerson Fidel, é importante a Federação, com apoio dos sindicatos, sediar um evento deste porte, pois tem estrutura, respeito e didática para fazer.

Dando seguimento às ações referentes ao programa O Futuro da Minha Cidade, a FIERO já agendou para o próximo dia 23, às 18h30, no salão de convenções da Casa da Indústria, a 1ª Conferência sobre Planejamento Urbano e Gestão Territorial com a participação do arquiteto, urbanista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Humberto Kzure.