Lula, o condenado

Foi-se o político carismático, que arrastava multidões por onde passava. Hoje, se sair às ruas, Lula corre o risco de ser apedrejado. Mas parece que a ficha ainda não caiu.

Valdemir Caldas
Publicada em 17 de julho de 2017 às 14:11

Lula é realmente um ingrato. Ele deveria ergue as mãos para os céus, agradecer a Deus e, depois, ao juiz Sérgio Moro, por não tê-lo mandado direto para cadeia, em vez de ficar por ai blasonando um prestígio que julga possuir, mas que foi profundamente maculado pelo propinoduto da Petrobras. Foi-se o político carismático, que arrastava multidões por onde passava. Hoje, se sair às ruas, Lula corre o risco de ser apedrejado. Mas parece que a ficha ainda não caiu.

Moro foi generoso com Lula? É o que pensa muita gente, exceto, é claro, o petismo, para quem o ex-presidente não passa de um perseguido político. Acusado de comandar o maior esquema de corrupção de que se tem notícia na história deste país, quiçá do mundo, a sentença do magistrado não foi desproporcional, como reclamam seus aliados. Nove anos e meio, com direito a responder em liberdade, é uma pena branda, considerando a montanha de dinheiro desviada dos cofres públicos. O político que, durante sua posse, prometeu não roubar nem deixar roubar, hoje, é acusado de roubar e deixar roubar.

Além disso, Lula está impedido de ocupar cargo público por dezenove anos e, de quebra, terá de pagar multa de setecentos mil reais – um pixuleco se comparado aos mais de trinta milhões de reais que ele teria embolsado como garoto propaganda de empresas envolvidas no escândalo.

Um dos maiores erros de Lula (senão o maior) foi tentar subestimar a coragem de Moro. Ele achou que o juiz se deixaria intimidar pelas ameaças veladas do MTS, ou então, pela gritaria insana de militantes petistas. Por certo, imaginou que um magistrado de segunda instância não teria coragem para peitar um ex-presidente da República, eleito duas vezes com mais de cinquenta milhões de votos, e se deu mal.

Agora, o destino de Lula está nas mãos de três desembargadores do Tribunal Regional de Justiça da Quarta Região. Se for condenando em segunda instância, Lula vai direto para cadeia, sendo automaticamente enquadrado na Lei da Ficha Limpa, e, consequentemente, impedido de disputar à presidência da República, encerrando, assim, de maneira melancólica, sua carreira política e decretando a morte do PT.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    wilson lopes da costa melo 17/07/2017

    De acordo com o comentário do sr.Domingos, o Lula pode até está liderando a intenção de voto no Brasil, mas se for feito uma pesquisa quem são os eleitores que ainda tenden voltar em Lula, certamente são a maioria dos analfabetos dos Estados do meu nordeste, pois sou de lar, e o que vemos por são analfabetos que continuam vivendo uma vida miseráveis, e tomando benção e beijando a Mão de políticos inulteis aquele povo! Além dos alienados dos MSTS, LCP, e outros alienados da igreja católica, pois os de sã consciência, moral e intelectual e ética, jamais votarão em LULA..

  • 2
    image
    DOMINGOS 17/07/2017

    Quem e filho do crime puxa par o lado da falsidade, acusar lula, e acobertar os crimes do PMDB e PSDB, fica ridículo para um jornalista querer encobrir crimes de uma organização criminosa, mentindo para os eleitores deste conceituado jornal, vamos falar a verdade, vimos a enganação que estar causando ao brasil, para mafiosos e bandidos declarados da nação e ótimo, mas para a sociedade brasileira e deteriorante, no brasil de hoje quem tem, tem, quem não tem , a cada dia se aproxima de miséria e da fome, estamos voltando ao colonialismo escravo. nenhum golpista expõem este fato, de toda maneira querem enganar o povo, só que o povo não e otário, Lula lidera a corrida presidencial em todos os cantos desta nação. isto e a verdade.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook