Luto em Guajará: morre Dom Geraldo Verdier, o bispo emérito

Verdadeiro homem de Deus, missionário dedicado à divulgação do evangelho na região  amazônica, Dom Geraldo atuou, durante mais de 30 anos,  na catequese do povo de Guajará e dos Vales do Guaporé e Mamoré.

Fonte: Guajará em Foco
Publicada em 23 de outubro de 2017 às 08:12
Luto em Guajará: morre Dom Geraldo Verdier, o bispo emérito

A cidade de Guajará-Mirim amanheceu de luto neste domingo, 22, com a notícia da morte do Bispo Emérito, Dom Geraldo Verdier.

De acordo com as informações, Dom Geraldo morreu às 02h30 deste domingo, em Porto Velho, onde se encontrava  para realizar exames de rotina, quando veio a sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), sendo levado de imediato para a  UTI de um hospital da Capital.

Depois de várias tentativas e apesar do intenso e dedicado trabalho dos médicos que o atendiam, Dom Geraldo não retornou à condição normal de saúde e veio a óbito no início da madrugada deste domingo.

O corpo será velado e sepultado na cidade de Guajará Mirim. 

Natural da França, Dom Geraldo chegou a  Guajará-Mirim em  meado dos anos 80, como padre, em companhia de seu irmão Paulo,  também padre. Posteriormente, assumiu a condição de Bispo Diocesano de Guajará-Mirim ,permanecendo até ser aposentado e ceder o lugar ao  atual Bispo, Dom Benedito Araújo.

Verdadeiro homem de Deus, missionário dedicado à divulgação do evangelho na região  amazônica, Dom Geraldo atuou, durante mais de 30 anos,  na catequese do povo de Guajará e dos Vales do Guaporé e Mamoré, priorizando,  em suas ações,  os mais necessitados e desassistidos pelo Poder Público. Seu nome ficará marcado na história de Guajará-Mirim. O povo católico lamenta e chora a sua morte, mas entende que agora ele está junto a Deus, tendo cumprido sua missão na Terra.

PREFEITO DECRETA PONTO FACULTATIVO PARA ESTA SEGUNDA E LUTO OFICIAL DE 7 DIAS NA CIDADE

O prefeito Cícero Alves de Noronha Filho (DEM) assinou o Decreto nº 11.097, de 22 de outubro de 2017, em que estabelece Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais nesse dia 23, segunda-feira, e luto oficial no período de 22 a 28 de outubro de 2017, devido a morte do Bispo Emérito de Guajará-Mirim, Dom Geraldo Verdier, ocorrida neste domingo, 22, em Porto Velho.

Para assinar o documento, o prefeito guajaramirense considerou os relevantes serviços prestados pelo religioso nos Vales do Mamoré e Guaporé, tanto no campo espiritual como no campo social, além da atenção humanitária que sempre dispensou aos povos ribeirinhos e indígenas. Noronha já havia emitido Nota Oficial acerca do falecimento de Dom Geradlo, neste domingo.

Informações dão conta de que o corpo de Dom Geraldo está sendo velado em Nova Mamoré e de lá será trazido para Guajará-Mirim nesta segunda-feira, 23, devendo chegar no Campus da UNIR-Guajará-Mirim, na Rodovia Engº. Isaac Bennesby (BR-425),  às 7h30 da manhã desta segunda, 23.

Em seguida, será levado para a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro da 10 de abril,  onde será velado até às 10h. Daí, nesse horário, será levado para a Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, onde será velado e sepultado às 10h da terça-feira, dia 24.

O Bispo Emérito de Guajará-Mirim morreu às 2h30 deste domingo, 22, em Porto Velho, onde se encontrava  fazendo tratamento médico, deixando em luto toda a população de Guajará-Mirim.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook