Magistrados de Rondônia arrecadam brinquedos para o Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer

Aos interessados em participar com doações para a entidade, basta efetivar depósito em espécie na conta do NACC.

Publicada em 03 de September de 2015 às 20:25:00



Levar alegria, diversão e esperança às crianças em fase de tratamento do câncer, essa é uma das ações desenvolvidas pelos magistrados rondonienses. Uma das formas encontradas para animar o dia dos pequeninos tem sido a doação de brinquedos ao Núcleo de Apoio às Crianças com Câncer de Porto Velho (NACC).

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam mais de 9 mil novos casos de câncer infantil, por ano, no Brasil. A doença é a terceira causa que mais mata crianças e adolescentes no país, perdendo, apenas, para acidentes e casos de violência à juventude. O câncer é a primeira causa de morte por doença após o primeiro ano de idade até o fim da adolescência (de 1 até 19 anos). Até o mês de julho, juízes da capital e do interior do estado arrecadaram brinquedos para afastar a tensão que acomete o coração dessas crianças que lutam todos os dias contra a doença.

“São crianças que vêm do interior do estado, deixam seus brinquedos em casa e, muitas vezes, vêm para capital preocupada, pois elas ficam pensando no tratamento. Geralmente, elas chegam aqui com certa urgência, então não se preocupam em trazer os brinquedos. Nós juízes nos sensibilizamos com isso e resolvemos arrecadar alguns brinquedos novos e semi-novos. A ação dos magistrados do nossos Estado é um ato de generosidade e amor ao próximo”, afirma o desembargador do TJRO, Isaias Fonseca Moraes que teve como missão levar os brinquedos até a sede do NACC.

Carrinhos, bonecas, bolas entre outros cinquenta brinquedos chegaram para compor a brinquedoteca do NACC. Algumas peças foram aproveitadas para serem colocadas como brinde da pescaria durante o arraial promovido pela instituição, que teve como objetivo arrecadar recursos financeiros para manter a entidade. Para a voluntária Odete Fátima Ferreira, os brinquedos chegaram na hora certa. “É uma forma das crianças não ficarem ociosas e pensando no tratamento. Muitas delas chegam aqui sem brinquedo, agora elas vão poder se distrair. Até os irmãos que não vão passar por tratamento, mas não têm com quem ficar no interior e acabam acompanhando a família na viagem, vão poder aproveitar os brinquedos para se distraírem também”, comemora.

A partir de setembro, o núcleo inicia uma nova campanha para arrecadação de brinquedos que serão entregues no dia das crianças. “Faremos como nos anos anteriores, vamos até uma sorveteria, onde tem parque infantil, passaremos o dia todo com elas. Nesse dia, cada criança vai receber um presente e ganhar sorvete”, revela Odete, que estipula uma arrecadação entre 100 até 120 brinquedos.

O NACC existe desde 2007 em Rondônia e segue o modelo implantado em Recife-PE, local onde iniciou todo processo de criação da entidade. O núcleo dispõe de brinquedoteca, quartos, cozinha, móveis, salas de estar e jantar, além de colaborar com o hospital por meio da aquisição de alguns equipamentos para o laboratório.

NACC
Aos interessados em participar com doações para a entidade, basta efetivar depósito em espécie na conta do NACC.

C/C 28670-2
Agência: 3231 X
Banco do Brasil
CNPJ 09.405.204/0001-87 em nome do Núcleo de Apoio as Crianças com Câncer