Mais de dois meses depois de escândalo em Cacoal, PT anuncia como “sumária” expulsão de ex-mulher forte do partido naquele município

"Comissão de ética" do PT também conclui relatório sobre representação contra deputados estaduais Lazinho da Fetagro e Ribamar Araújo, mas Padre Ton não divulga conclusão.

Publicada em 19 de July de 2015 às 08:26:00

Da reportagem do Tudorondonia

O Partido dos Trabalhadores em Rondônia decidiu, neste sábado, dissolver o Diretório Municipal de Cacoal e expulsar, “sumariamente”, a ex-secretária chefe de gabinete do prefeito daquele município, Padre Franco Vealetto (PT), a corrupta confessa Maria Ivani de Aguiar, apontada pelo Ministério Público e Polícia Civil como principal chefe de uma organização criminosa que transformou a prefeitura petista num balcão de negociatas e corrupção.

Neste sábado, o presidente do Diretório Estadual, Mariton Benedito de Holanda, o Padre Ton, disse , em sua página no Facebook , que a expulsão de Maria Ivani -e de outros dois militantes petistas identificados por ele apenas como Demilson e Elivaldo- foi sumária. Acontece que o significado da palavra, da forma como ela foi empregada por Padre Ton, é “breve”.
NO entanto, Maria Ivani está presa em Cacoal desde o dia 8 de maio, e só agora, mais de dois meses após a Operação Detalhe, a Direção estadual do PT anunciou sua expulsão das fileiras do partido.

Na mesma postagem em que anunciava a expulsão de Maria Ivani, Padre Ton informou que o PT rondoniense decidiu se mobilizar contra as manifestações de rua do dia 13 de agosto contra a presidente Dilma Roussef, o PT e a corrupção. Padre Ton classificou estes futuros protestos da população como o “golpe do dia 13 de agosto”.

Também neste sábado o PT aprovou relatório de sua “comissão de ética” resultado das representações contra os deputados estaduais Lazinho da Fetagro , Ribamar Araújo e os secretários da Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril) e Seas (Ação Social), José Alfredo Volp e Valdenice Domingos, respectivamente.

Lazinho e Ribamar indicaram ao governador Confúcio Moura Volp e Valdenice, contrariando a vontade da Executiva Estadual do PT, que queria os cargos preenchidos  pelo vereador Sid Orleans (na Ação Social)  e um ex-vereador petista de Rolim de Moura (Idaron).

Leia a postagem de Padre Ton no Facebook:

Hoje aconteceu a terceira reunião do diretório estadual do PT de Rondônia, onde iniciamos com a aprovação foi da dissolução do diretório e executiva municipal de Cacoal, aprovamos tb a composição de uma comissão provisória paritária para Cacoal, aprovamos a realização de reuniões de articulação e formação do partido dos trabalhadores nas prefeituras administradas pelo pt, articular a juventude e as mulheres no Estado, mobilização em defesa da democracia e contra o golpe dia 13 de agosto, foram expulsos sumariamente do partido Maria Ivani, Demilson e Elivaldo, foi aprovado o relatório da comissão de ética resultado das representações contra os deputados estaduais Lazinho e Ribamar e os secretários da Idaron e Seas José Alfredo Volp e Valdenice, foi aprovada resolução de que o DE irar realizar nos municípios e regionais uma avaliação positiva ou negativa da nossa participação no governo estadual e concluímos com o relatório das finanças do partido.