Mais de R$ 7 milhões serão investidos no campus do IFRO de Cacoal

Lançamento de obra foi feito no último dia 30.

Publicada em 03/12/2012 às 09:46:00

O deputado federal Padre Ton (PT) esteve nesta sexta-feira, 30, no lançamento das obras de ampliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus de Cacoal. A obra, orçada em R$ 7.125.524,93, com recursos do governo federal através do Ministério da Educação, terá inicio imediato e o prazo para a entrega é de 12 meses. O reitor Raimundo Vicente Jimenez, o diretor da unidade de Cacoal, Juliano Silva, servidores, professores e outras autoridades políticas também estiveram no evento.

Padre Ton agradeceu a prefeitura pela doação do terreno para a instalação do IFRO em Cacoal e, de acordo com ele, os 50 hectares de área tem valor superior ao montante destinado pelo governo federal para a obra. O deputado destacou ainda os recursos que a presidente Dilma Rousseff está destinando para a formação técnica no estado, incluindo a verba para a construção do campus binacional, em Guajará-Mirim. Padre Ton falou da importância da transformação dos governos federais, criando um elo com a sociedade local.

“Foi uma iniciativa do então presidente Lula e que vem dando certo, por favorecer o fortalecimento da mão de obra qualificada em todo país e no estado não é diferente, pela grandeza que representa a educação entre os cidadãos”, disse Padre Ton. O deputado disse esperar que a obra seja concluída dentro do prazo previsto, dando oportunidade para que mais pessoas possam se qualificar. De acordo com Padre Ton, o atendimento do campus de Cacoal, após a inauguração da obra, passará de 600 para 1.200 alunos.

Para o diretor do campus Cacoal, este é um marco na educação técnica, uma vez que o segmento está em amplo crescimento no país. Juliano disse que a partir da inauguração da obra, o campus vai oferecer cursos na Licenciatura e Pós-Graduação. “Este é um momento de muita felicidade para toda a região do interior do estado, e eu gostaria de compartilhar com toda equipe do campus”, disse o diretor. Já o prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, lembrou que este passo é a sequência de uma ação que teve inicio ainda no ano de 2009.

Segundo Padre Franco, foi naquele ano que a prefeitura autorizou a doação da estrutura da escola Auta Raupp para que o IFRO fosse instalado no município. Franco destacou o crescimento que terá a educação técnica em Cacoal, beneficiando jovens de toda a região. Para a ampliação da escola Franco ressaltou o apoio de parlamentares do estado e o empenho do deputado Padre Ton na busca por recursos. “Tenho no companheiro Ton um grande parceiro para o desenvolvimento da nossa cidade de Cacoal”, disse o prefeito.

Para o reitor do Instituto, Raimundo Jimenez, a dotação de infraestrutura para a educação técnica de Rondônia é fundamental para o crescimento do setor, igualando-o aos demais estados da federação. Jimenez disse que a educação técnica e profissional sai de 141 unidades no ano de 2003 para 562 em 2014, com projeção do Plano Nacional de Educação para 1.000 unidades em 2020. “Em Rondônia tínhamos apenas uma escola agrotécnica federal há 4 anos, e atualmente são 8 unidades em funcionamento, mostrando o carinho do governo federal com o IFRO”, destacou o reitor.

Texto e foto: Adenilson Florentino.