Mais Educação realiza Encontro de Encerramento na Biblioteca Francisco Meirelles

O evento será na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, no período da manhã, das 8h às 12h.

Publicada em 28 de November de 2016 às 12:54:00

A Prefeitura de Porto Velho realiza nesta terça-feira, 29, o “Encontro de Encerramento do Programa Mais Educação”, coordenado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semed). O evento será na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, no período da manhã, das 8h às 12h.

A proposta do evento é a de apresentar as experiências de escolas com o Mais Educação, troca de ideias e fortalecendo as ações do programa na rede. Haverá também a exposição e venda do material confeccionado nas oficinas da “Ação Relação Escola-Comunidade” pelas escolas 13 de Maio, Marechal Rondon, 12 de Outubro e Flor do Piquiá.

Desde da adesão do município ao programa, em 2008, foram cadastrados mais de 30 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, que tiveram a oportunidade de participar de atividade nas áreas de acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer, Cultura e Arte, Tecnologias Educacionais, Saúde e Direitos Humanos. Neste ano, 66 escolas municipais participaram do Mais Educação.

Até este ano, o programa servia de estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Trabalhava a construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo tanto para a diminuir as desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural, com o ideal de uma educação pública e democrática.

A iniciativa implantada pelo Ministério da Educação (MEC) foi uma tentativa do Governo Federal de superar o processo de escolarização tão centrado na figura da escola. Dentro dessa perspectiva, a escola, de fato, é vista como o lugar de aprendizagem legítimo dos saberes curriculares e oficiais na sociedade, mas não deve ser tomada como única instância educativa.

“Deste modo, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade, conhecimentos é tentar construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã. Daí a importância do município ter aderido o programa desde o primeiro momento”, disse a coordenadora do Mais Educação de Porto Velho, Luciana de Oliveira.

Com a reformulação do programa pelo MEC, a partir do próximo ano o foco será a melhoria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em língua portuguesa e matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, que possam impulsionar a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária de cinco horas ou 15 horas semanais no turno e contraturno escolar.

Também é meta do programa, a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.

 

Texto e Fotos Comdecom