Mais preparado, dr Hildon vence debate decisivo na TV Rondônia

Tranquilidade e conhecimento de candidato tucano contrastaram com insegurança do jovem Leo Moraes.

Publicada em 29 de October de 2016 às 00:05:00

Embalado pelo agigantamento da campanha no segundo turno, crescimento atestado pela última pesquisa do Ibope* divulgada no início da noite desta sexta-feira (28), poucas horas antes do debate decisivo transmitido pela afiliada da Rede Globo em Porto Velho, o candidato a prefeito dr Hildon Chaves (PSDB) obteve um resultado surpreendente no confronto entre os dois candidatos finalistas. O resultado do Ibope que manteve dr Hildon na liderança da disputa com 24 pontos à frente (62 a 38)  acabou por influenciar no debate.

De um lado, dr Hildon Chaves, com a tranquilidade costumeira, demonstrou  conhecimento de causa e coerência nas respostas. Dominou o embate. Do outro, um Léo Moraes aparentemente inseguro, bem diferente dos debates anteriores, optou por substituir a estratégia que vinha utilizando, de partir para o ataque logo desde o início, por uma versão mais light, mais acanhado, acabou perdendo consistência.

Os dois abordaram temas como regularização fundiária urbana e rural, conclusão de obras paralisadas, geração de emprego, investimento no agronegócio como alternativa de geração de emprego e renda, saneamento básico, combate à corrupção, segurança pública, iluminação pública, saúde, educação, esporte, lazer, cultura, enfim, uma série de temas que contribuíram para que o eleitor pudesse formar opinião sobre cada um dos candidatos.

*DADOS DA PESQUISA IBOPE CITADA NA ANÁLISE/REPORTAGEM

Foi divulgada nesta sexta-feira (28) a segunda pesquisa eleitoral Ibope de intenção de voto para a Prefeitura de Porto Velho no segundo turno.

O levantamento foi encomendado pela Rede Amazônica.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso significa que, considerando a margem de erro, a chance do resultado retratar a realidade é de 95%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Votos totais:
- Hildon: 54% (pela margem de erro, entre 50% e 58%)
- Léo: 33% (entre 29% e 37%)
- Branco/nulo/nenhum: 8%
- Não sabe/não respondeu: 5%

No levantamento anterior, Dr. Hildon tinha 51%, Léo Moraes, 35%, brancos e nulos eram 10% e não sabiam, 4%.

Votos válidos:
- Dr. Hildon (PSDB): 62% (pela margem de erro, entre 58% e 66%)
- Léo Moraes (PTB): 38% (entre 34% e 42%)

Na pesquisa anterior, Dr. Hildon tinha 59% e Léo Moraes, 41%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da mostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de outubro em Porto Velho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) sob o protocolo RO-01257/2016. (Fonte das informações sobre a pesquisa G1 Rondônia).