Marinha Raupp busca solução para reverter cancelamentos de voos em Rondônia

Segundo a parlamentar, os cancelamentos dos voos e os altos preços das passagens restringem o acesso de pessoas à malha aérea, trazendo prejuízos para a população rondoniense.

Publicada em 03 de May de 2016 às 09:20:00

A Comissão Externa sobre o Cancelamento de Voos na Região Norte da Câmara Federal. aprovou requerimento de autoria da deputada Marinha Raupp (PMDB), que solicita a realização de mesa redonda, em Rondônia, para discutir o cancelamento de voos e os valores exorbitantes das passagens aéreas no estado. As datas ainda serão definidas.

Segundo a parlamentar rondoniense, os cancelamentos dos voos e os altos preços das passagens restringem o acesso de pessoas à malha aérea, trazendo prejuízos para a população rondoniense e para todo o Estado, já que afeta tanto a economia quanto o desenvolvimento e o turismo.

As mesas redondas com visitas técnicas serão realizadas nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena e Guajará Mirim.

 “Com os recentes cancelamentos de trechos por parte das companhias aéreas, esse cenário tem se agravado, gerando grandes dificuldades para a população que precisa do serviço”, disse a parlamentar.

De acordo com o site G1, a empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes, a partir de 01 de maio de 2016, irá cancelar mais dois voos de Porto Velho/RO destino a Manaus/AM e Rio Branco/AC. A empresa já havia encerrado as rotas São Paulo – Porto Velho e Cuiabá – Porto Velho no início deste ano.

A Azul Linhas Áreas também encerrará os voos de Porto Velho com destino a Rio Branco – Acre, onde era ofertado voo diário.

No Estado de Rondônia há quatro aeroportos autorizados a receber voos comerciais: Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho; Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná; o Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, e o Brigadeiro Camarão, em Vilhena, que juntos tem capacidade anual de quase 2 milhões de passageiros.

Marinha Raupp destaca que o aeroporto de Guajará Mirim, embora não esteja, ainda, autorizado a receber voos comerciais, é extremamente relevante por ser cidade fronteiriça, sendo uma importante porta de acesso à cidade bem como ao turismo internacional.

“Assim é de extrema relevância o assunto para que o desenvolvimento do Estado não seja prejudicado e de suma importância a presença das autoridades convidadas para o amplo debate e juntos, buscarmos soluções para que os cancelamentos dos voos no Estado sejam revistos.