Maternidade Mãe Esperança promove atividade para incentivar a doação de leite

Ação é em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio.

Fonte: Semusa
Publicada em 23 de maio de 2018 às 09:53
Maternidade Mãe Esperança promove atividade para incentivar a doação de leite

A Maternidade Mãe Esperança promoveu ação de incentivo ao aleitamento materno na manhã desta terça-feira, 22, em alusão ao Dia Nacional de Doação do Leite Humano, comemorado no dia 18 de maio. O objetivo é aumentar o número de doadores de leite materno.

A atividade reuniu as doadoras de leite do posto de coleta municipal, que fica na unidade Ernandes Índio, e as puérperas da Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME). Os técnicos tiraram dúvidas das mães e incentivaram a doação.

“Todos os funcionários da maternidade são capacitados para auxiliar a mãe no manejo do aleitamento materno durante o período de internação. Elas só recebem a alta se estiver amamentando”, explicou o Larissa Santos, nutricionista da MMME. As mães são orientadas também sobre os postos de coleta e, caso tenham interesse em doar, é feito o encaminhamento.

Postos

Porto Velho tem dois postos de coleta de leite materno: o municipal, que fica na unidade de saúde Ernandes Índio, e o banco de leite estadual do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. O posto municipal possui apenas dez mães cadastradas atualmente, segundo informou a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Eunice Aguilera.

“Precisamos de mais doadoras, pois esse leite atende crianças com baixo peso, internadas na UTI neonatal, ou prematuras, que necessitam desse alimento”, frisou.

Doação

Para doar, a interessada deve se dirigir a um dos dois postos de coleta, levando consigo os exames realizados durante o pré-natal (prazo é de noventa dias). Os técnicos fazem a avaliação e se a mãe estiver de acordo com os critérios exigidos, ela recebe um kit e as orientações de como fazer a ordenha manual, a higiene correta e a maneira correta de armazenar o leite.

“Na verdade, nossa principal função, além de dar um parto humanizado, é ajudar as mães a amamentar e conscientizá-las de que o leite delas é super importante e que pode salvar vidas, afirmou Marilene Penatti, gerente geral da Mãe Esperança.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook