Maurão diz que Assembleia está empenhada em defender produtores contra suposto cartel da carne

Presidente assegurou que deputados estão engajados em defesa da valorização do rebanho rondoniense.

Publicada em 10 de fevereiro de 2016 às 11:31:00

Eranildo Costa Luna                                                         

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), concedeu entrevista  ao jornalista Sóstenes Silva, no programa A Hora da Verdade, na rádio Meridional, em Pimenta Bueno, transmitida em cadeia para cerca de 80% dos municípios de Rondônia.

Acompanhado do deputado estadual Cleiton Roque (PSB), do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ezequiel Neiva, e do prefeito Jean Mendonça (PTB), o deputado fez uma espécie de balanço das atividades desenvolvidas pelo parlamento estadual e dos projetos que devem ser debatidos neste ano.

Ao abrir a entrevista, o tema abordado foi a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a formação de um suposto cartel no setor frigorífico, que está sufocando aos criadores, com o baixo preço da arroba do boi.

“Discutimos com os criadores de Vilhena a Porto Velho, e a reclamação é uma só: o baixo preço na arroba do boi. Os grandes e principalmente os pequenos, estão sofrendo com uma manipulação de preços absurda, fruto de uma pratica de cartel, capitaneado pelo grupo JBS Friboi”, disse.

Maurão mostrou ainda que, mesmo com o preço da arroba em queda, a carne nos mercados e frigoríficos não diminuiu de preços aos consumidores. “Ou seja, o criador perde, a população paga caro e somente os frigoríficos ganham. E ganham muito”.

O presidente informou que, durante os encontros entre pecuaristas, a proposta de assegurar um preço mínimo na arroba do boi, entre 90% a 95%, da média de preço praticado em São Paulo, pelos frigoríficos de Rondônia com incentivos fiscais, foi uma das mais aceitas.

Energia elétrica

Outro tema abordado foi a tarifa de energia elétrica cobrada em Rondônia. “Geramos energia para o Brasil e pagamos o mesmo preço de outras regiões, que não produzem energia. Temos que ter uma tarifa diferenciada e a Assembleia já firmou compromisso de não autorizar nenhuma nova usina, se isso não for revisto”, detalhou.

Maurão achou positiva a redução no acréscimo da bandeira tarifária, da vermelha para a amarela. “É um avanço, mas queremos que Rondônia pratique a tarifa verde, sem nenhum acréscimo”.

Cleiton Roque destacou que Rondônia vive um momento econômico diferente do restante do país. “Temos a força de trabalho do nosso povo, mas também o trabalho do Governo e a parceria harmoniosa com a Assembleia Legislativa. Se há uma instabilidade política, o setor administrativo sofre e há um efeito negativo em cascata”.

Já Ezequiel afirmou que tem recebido apoio dos deputados estaduais nas ações que têm definido, sob a determinação do governador Confúcio Moura (PMDB). “Temos muito trabalho a fazer, pois garantir as estradas em boas condições é uma prioridade. Vamos seguir atuando em parceria com o Legislativo e as prefeituras, para que nossas ações atendam ao cidadão”.

O prefeito agradeceu pelo apoio que tem recebidos dos deputados e do DER. “Pimenta recebeu emendas e recursos que estão fazendo a diferença na melhoria da nossa cidade”.