Maurão recebe livro com trajetória do Exército em Rondônia

General Costa Neves também agradeceu à Assembleia pelo apoio na criação do Memorial Rondon.

Publicada em 12 de fevereiro de 2016 às 17:22:00

Eranildo Costa Luna                                                        

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), recebeu do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Costa Neves, um exemplar do livro “o Exército Brasileiro nas Terras de Rondônia: raízes históricas”, editado pela 17ª Brigada e com a participação de historiadores rondonienses.

“O Exército tem um papel de destaque na formação de Rondônia e vejo a obra como um resgate e a valorização da nossa história”, destacou Maurão. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias de Araújo também participou da reunião.

O general declarou que a obra conta com a participação direta de historiadores de Rondônia. “Esta terra abriu as portas para muitos cidadãos brasileiros e o Exército tem sua parcela de contribuição para essa formação de um Estado pujante, cheio de oportunidades e de perspectivas de crescimento”, completou.

Memorial Marechal Rondon

Costa Neves também agradeceu à Assembleia Legislativa pelo apoio na criação do Memorial Marechal Rondon, em homenagem ao pioneirismo do marechal Cândido Mariano Rondon, no ano de seu sesquicentenário. Uma emenda coletiva dos deputados de R$ 400 mil assegurou a finalização do projeto, executado em parceria com a Unir, a Santo Antônio Energia e outras instituições.

“O Memorial é um sucesso. Temos registro de 2 mil visitantes em único dia. O que mostra que a população quer ter acesso à história de Rondon e de Rondônia”, relatou o general.

O Memorial foi construído nas proximidades da centenária igreja de Santo Antonio. No local, funciona um centro de dados, sob os cuidados da Unir; um prédio destinado à história do marechal Rondon, um com informações sobre as redes telegráficas e outro com dados sobre as expedições de Rondon.