Medicina Nuclear – uso adequado de radioatividade em diagnósticos e terapias

A incidência de radiação em exames como estes é muito pequena e sem efeitos colaterais para quem os realiza com indicação médica”, explica o médico radiologista Jezreel Corrêa Costa.

Publicada em 01/11/2012 às 14:47:00

Rondônia - A radiação é um dos maiores medos de quem realiza exames de Raios X ou Tomografia Computadorizada. Contudo, especialistas garantem que o uso dos equipamentos em clínicas especializadas é controlado e seguro. “A tecnologia atual garante total segurança para quem busca exames diagnósticos, principalmente onde os equipamentos são modernos e os profissionais especializados estão em constante treinamento. A incidência de radiação em exames como estes é muito pequena e sem efeitos colaterais para quem os realiza com indicação médica”, explica o médico radiologista Jezreel Corrêa Costa.

Os exames de Cintilografia, da Medicina Nuclear, usam em seu processo de realização, uma pequena quantidade de material radioativo, denominado radiofármaco. “Essa quantidade é tão pequena que chega a ser menor que o usado em exames de Raios X, por exemplo. As cintilografias não têm efeito colateral, não causam nenhum tipo de alergia e são mais baratas que as cirurgias exploratórias”, explica Rodrigo Guimarães Furtado, médico nuclear do Grupo Núcleos de Medicina Nuclear, parceiro do Daia Medicina Diagnóstica na implantação destes exames em Porto Velho.

As análises de cintilografia são uma importante ferramenta para visualizar a funcionalidade dos órgãos. Os radiofármacos são administrados, principalmente, das seguintes formas: injetados, inalados ou deglutidos.

A realização dos mais diversos tipos de cintilografias no Daia inicia em novembro e conta com equipamentos de alta tecnologia e com a parceria do tradicional e experiente Grupo Núcleos, de Brasília (DF), certificado pelo ISO 9001:2008. Além deles, serão oferecidas terapias ambulatoriais para hipertireoidismo e tratamentos paliativos de dor óssea de origem metastática.

“Essa parceria acontece em um momento em que muitos de nossos clientes, médicos e operadoras de planos de saúde vêm solicitando a implantação do serviço de Medicina Nuclear no Daia, uma vez que já dispomos de diversos outros grupos de exames. Essa demanda nos fez buscar um parceiro que corrobore com nossa política de qualidade, como é o caso da empresa Núcleos. Juntos, poderemos disponibilizar à nossa comunidade, através de atendimentos particulares ou convênios, o que há de mais moderno em tecnologia, associando-a a profissionais altamente qualificados, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento da saúde de nossa região”, declara o gerente executivo do Daia, Iscleiden Araujo.

Nesta terça-feira, 30 de outubro, médicos das especialidades de cardiologia, endocrinologia e geriatria, participaram de um workshop sobre Medicina Nuclear, no Daia. Nos próximos meses o evento será realizado com foco em outras áreas médicas.
Os convênios atendidos pelo centro de medicina são: Unimed, Ameron, Bradesco Saúde, Sulamérica, Sintero Saúde, Sindsaúde, Astir, Capesaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Fusex, Embrapa, Conab, Casf, Tempo Saúde, SESC, UESP, Assefaz, Fassincra, Geap, Hospital do Câncer de Barretos, Sesi, Renner e Hapvida. E ainda, para Medicina Ocupacional as empresas: Santo Antônio Energia, Termonorte, Hermasa, Distribuidora Coimbra, Viação Rondônia, Joplin, M Martins, Engemede, Jucer, L C Ferrari, LF Imports, Previword, Progresso Terraplanagem, RH Vida Intermédica, Sesc, Sescoop, Ssoe e Viação Rondônia”. O Daia realiza ainda mais de mil exames, todos em um só lugar, divididos nos núcleos de radiologia e imagem, exames laboratoriais, patologia cirúrgica, gastroenterologia, medicina fetal, cardiologia, neurologia, pneumologia, fonoaudiologia e agora também medicina nuclear; de segunda à sexta-feira, das 7 da manhã às 19 horas e das 7h às 15h aos sábados. 

O agendamento pode ser feito pela central de atendimento, no telefone (69) 2182 0100, ou através do site www.daiadiagnostica.com.br. O sistema Drive Thru garante facilidade e agilidade na entrega de resultados. Mas, os clientes também têm a opção de solicitar a entrega em domicílio, na capital ou interior, como também no próprio consultório do médico. 

Assessora de Comunicação