11/12/2011 - 15h48min - Atualizado em 11/12/2011 - 15h48min

Médico reivindica condições de trabalho, é ofendido e expulso da sala de diretor

Caso foi parar na delegacia, com o registro de uma ocorrência por agressão verbal praticada pelo diretor do HB contra médico-cirurgião.

Da reportagem do TUDORONDONIA


Porto Velho, Rondônia - O médico-cirurgião Marcelo Ferrari, do Hospital de Base Ary Pinheiro, registrou boletim de ocorrência policial contra seu colega de profissão Francisco das Chagas Jean Bessa de Holanda Medeiros, o Jean Negreiros, diretor geral do HB, que quase o agride fisicamente e o ofendeu verbalmente.

Jean ainda expulsou Marcelo Ferrari do gabinete da direção do HB, após tratá-lo rispidamente, conforme gravações de áudio, quando este tentava protocolar um documento no qual reivindica melhores condições de trabalho, estrutura, materiais e instrumentais para que os cirurgiões pediátricos possam continuar operando sem expor as crianças a maiores riscos.

O médico tinha retornado ao HB, após seu plantão, por insistência de Jean Negreiros, que ligou várias vezes para a casa de Ferrari solicitando sua presença de volta ao hospital.Há seis meses Marcelo Ferrari já tinha entregado o mesmo documento a Jean Negreiros, que disse tê-lo perdido.


Preocupado com o estado deplorável em que se encontra a Clínica de Cirurgia Pediátrica do HB, Marcelo Ferrari reiterou as reivindicações em novo documento, assinado não apenas por eles, mas por todos os outros quatro cirurgiões que integram a equipe daquela clínica, mas, ao tentar protocolizar  novamente o documento, foi surpreendido pela agressividade do diretor.

No documento, Ferrari mostra a impossibilidade de a equipe continuar com as chamadas cirurgias eletivas, aquelas que não são de urgência-emergência, devido a absoluta falta de condições do setor, inclusive com risco de infecção para as crianças.

“O Centro Cirúrgico do HBAP hoje é um foco de infecção e um risco para qualquer paciente que ali adentre e se submeta a um procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, quanto mais, para um RN ou uma criança maior”, alerta o documento subscrito por Ferrari e seus colegas médicos e que tanto irritou o diretor.

Num trecho da gravação, é possível ouvir os gritos e ameaças de Jean contra Marcelo Ferrari, ao mesmo tempo em que parte para cima do cirurgião, como se quisesse agredi-lo fisicamente. Em seguida, Jean expulsa Ferrari do gabinete aos gritos.
O caso será investigado pelos policiais do 2º DP da capital.

Leia a íntegra do documento que os cirurgiões pediátricos do HB redigiram e que o diretor se recusou a receber, após ter perdido um outro semelhante que lhe foi entregue há seis meses:

Porto Velho (RO) 05 de Dezembro de 2011


Ilmo. Sr.
Dr. Francisco das Chagas Jean Bessa de Holanda Medeiros
DD Diretor do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
NESTA

Sr. Diretor,
Após o inicio do atual governo e da sua posse, estivemos reunidos com V.Sa. e lhe participamos nossa preocupação com o estado atual das Clinicas Cirúrgicas do Hospital de Base, em particular a Cirurgia Pediátrica. Informamos-lhe do estado deplorável do instrumental infantil, da falta de um número substancial de materiais que deveríamos estar usando no nosso dia a dia no Bloco Cirúrgico, de uma sala especifica onde pudéssemos inclusive guardar tal instrumental, possibilitando assim um melhor uso do mesmo e um tempo mais prolongado da vida útil deste material, um centro cirúrgico digno e minimamente aceitável para os padrões da medicina moderna e dentro das regras de asseio e de controle da infecção hospitalar.
Senhor Diretor, o Centro Cirúrgico do HBAP hoje é um foco de infecção e um risco para qualquer paciente que ali adentre e se submeta a um procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, quanto mais, para um RN ou uma criança maior.
Desejamos que haja uma melhor organização a nível de enfermaria na Ped. I (enfermarias da CIPE), facilitando o controle de vagas, um melhor aproveitamento dos leitos e evitando a disseminação de infecção hospitalar entre pacientes com patologias ditas limpas, contaminadas ou infectadas, etc.
Na ocasião entregamos a V.Sa. um Relatório onde versávamos sobre estes problemas e reivindicávamos a aquisição de tal instrumental e materiais.
Passados mais de seis meses, não houve por parte de VS qualquer posicionamento quanto a questão em si, além de assistirmos a cada dia, uma piora dos serviços no HBAP, em particular na Cirurgia Pediátrica. Hoje não temos a maioria dos fios cirúrgicos do nosso dia a dia, catéteres torácicos apropriados para o paciente infantil (drenos), colchões térmicos para estabilizar a temperatura dos infantes e recém-nascidos, bombas de infusão durante o ato cirúrgico, lupas para micro-cirurgias, etc., além de nos encontrarmos operando com um instrumental velho e obsoleto.

Por isso decidimos em conjunto e de maneira unânime:
• Suspender todas as Cirurgias Eletivas até a aquisição de tal material e a completa contemplação das nossas reivindicações;
• Encaminhar estes pacientes para TFD, tendo como justificativa A FALTA DE CONDICOES MINIMAS PARA REALIZAR O PROCEDIMENTO NESTE NOSOCOMIO.


Informamos que oficio com igual teor está sendo encaminhado e protocolado no CREMERO, MPE, SIMERO e na Secretaria Estadual de Saúde.


Atenciosamente,

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:34:00

MPC-RO notifica gestores para adoção de providências relativas ao Plano Municipal de Educação

Além dessas medidas, o MPC reforça a necessidade de que os municípios e a administração estadual, atuando em parceria com a União, realizem ações para atingir as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:32:00

Unir divulga processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto para os campi de Cacoal e Vilhena

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por procurador legalmente constituído sem cobrança de taxa.

GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:31:00

MP expede recomendação para que Prefeitura de Ji-Paraná implemente hora-relógio para profissionais do magistério

Conforme a orientação, emitida pela Promotora de Justiça Conceição Forte Baena, a composição da carga horária fixada na lei mencionada deve ser baseada na hora-relógio.

GERAL | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:29:00

MPF promove 'Café da Manhã com Parlamentares' para tratar sobre situação do povo Cinta Larga

Parlamentares assinarão a Carta dos Parlamentares em Apoio à Luta do Povo Cinta Larga. O evento ocorrerá nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, no auditório do MPF, a partir de 7h30.

POLíTICA | matéria escrita em 02/08/2015 ás 06:24:00

A ética petista foi para as calendas

Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 16:18:00

PCdoB fará reuniões com diretórios municipais visando eleições 2016

O secretário de Organização e Comunicação da sigla comunista, Francisco Batista Pantera, falou das pretensões do partido para o próximo ano e como seus membros devem se organizar a fim de eleger pelo menos 50 vereadores nos municípios de Rondônia

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 12:53:00

Nota de Esclarecimento – Vereador Márcio Pacele

Ao contrário do que foi dito, o vereador jamais participou de qualquer reunião com o prefeito Mauro Nazif (PSB) para tratar sobre a CPI do Cachê.

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 12:15:00

Nota de Esclarecimento – Vereador Eduardo Rodrigues desmente encontro com prefeito

No texto apresentado pelo jornalista Valdemir Caldas intitulado “Nazif se reúne com aliados e decidem engavetar a CPI do Cachê”, cabe dizer que o vereador Eduardo Rodrigues não participou de nenhum encontro com o prefeito para tratar sobre a CPI dos Shows

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:58:00

Inadimplentes e falidas, empresas tentam ganhar contrato de saneamento de Porto Velho no "TAPETÃO"

A licitação foi aberta no dia 15 de maio deste ano pela Superintendência de Compras e Licitações de Rondônia (Supel).

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:51:00

Conselheiro José Batista de Lima morreu nesta quinta-feira em Porto Velho. Corpo será sepultado às 16 horas

O sepultamento ocorre nesta sexta-feira (31), às 16 horas, no Cemitério Recanto da Paz, em frente ao campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:16:00

RONDÔNIA: A EDUCAÇÃO QUE CONFÚCIO ACABOU...

FRANCISCO XAVIER GOMES

POLíTICA | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:14:00

Confúcio Moura diz que governadores querem contribuir com ajustes para superar crise

Segundo Confúcio Moura, a presidente Dilma apresentou preocupações, mas, ao mesmo tempo, está animada em vencer esta crise de turbulência econômica e política.

GERAL | matéria escrita em 31/07/2015 ás 11:09:00

Sintero cobra solução para a falta de professores e pede audiência no MP para discutir a superlotação de salas de aula

O Sintero vem recebendo muitas denúncias de que várias turmas estão sendo juntadas em uma sala como medida paliativa adotada pela Seduc para solucionar temporariamente o problema da falta de professores.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/07/2015 ás 09:53:00

OAB e CEF promovem o Seminário “Debatendo o Novo CPC” na semana do Advogado

O evento inicia a programação alusiva ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto, e objetiva promover o congraçamento da classe por meio do seminário de atualização profissional.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com