Mercado de trabalho de Rondônia ganha primeiros técnicos formados pelo IFRO em Porto Velho

Cinquenta profissionais vão suprir parte da demanda em áreas estratégicas.

Publicada em 03/12/2012 às 09:56:00

Porto Velho, Rondônia - A noite do último sábado, 01, foi de muita comemoração para professores e alunos do Câmpus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) pela formatura dos primeiros estudantes da unidade. Os 51 concluintes dos cursos técnicos subsequentes em Edificações, Eletrotécnica e Manutenção e Suporte em Informática colaram grau em cerimônia realizada no Auditório da Universidade ULBRA, que contou com a presença do Reitor Raimundo Vicente Jimenez, professores e familiares.

Para a diretora do Câmpus, Mércia Coelho, o momento representa a possibilidade de melhorias na mão de obra do município e da região, que é carente de profissionais nestas áreas. “Vamos deixar aqui os empregos e ampliar as possibilidades também dentro do Instituto. Temos uma grande possibilidade de empregabilidade de todos os alunos”, afirma. Coelho ressaltou que cem por cento dos alunos certificados em Eletrotécnica já estão no mercado de trabalho e dos outros cursos, há uma procura constate de empresas pelos profissionais que estão concluindo.

Um dos alunos mais emocionados pela conquista era o ex-pedreiro e agora Técnico em Edificações, Adelson Barbosa. Ele revela que sua profissionalização lhe rendeu mais respeito e valorização diante das empresas, família e amigos. Aos 39 anos, Barbosa é o único de seus irmãos com curso profissionalizante. “Foi difícil chegar até aqui, pois eu trabalhava, estudava à noite e ainda tinha a responsabilidade como chefe de família, mas valeu a pena. Abrem-se portas depois que você se certifica. Quando as pessoas sabiam que eu fazia este curso, o tratamento mudava. Este um momento especial para mim e minha família”, revela Barbosa.

“Este momento é fruto do mérito de toda a comunidade. Exigiu a superação de desafios. Daqui a pouco tempo, vocês retornarão ao Instituto para fazer um curso superior. Isso aqui é apenas um porto”, lembrou Jimenez ao discursar para os formandos abordando as dificuldades encontradas no decorrer do curso e das perspectivas futuras. Outro ponto destacado em sua fala foi o esforço do Governo Federal em fomentar, nos últimos anos, o ensino profissionalizante no País. “Em 2003, tínhamos apenas 140 unidades da rede federal profissionalizante instaladas. Hoje temos funcionando 430. Estamos investindo agora mais de 22 milhões aqui no Estado para ampliar a capacidade do IFRO”, conclui o Reitor.

Os formandos em Edificações, Eletrotécnica e Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade subsequente, iniciaram as aulas no segundo semestre de 2010. No ano seguinte, as mesmas áreas foram oferecidas na modalidade integrada ao Ensino Médio. Atualmente, o Câmpus oferta também cursos de Formação Inicial e Continuada, Graduação e de Pós-Graduação, inclusive na modalidade a distância, bem como realiza pesquisas e extensão. No total, são mais de 700 alunos atendidos de forma presencial pelo IFRO Calama.

Assessoria de Comunicação do IFRO