Mesa de Negociação Permanente abre canal de diálogo com o servidor

​A intenção é criar um instrumento legítimo de negociação e mediação, baseado na transparência e na ética.

Publicada em 15 de fevereiro de 2017 às 09:10:00

O servidor público de Porto Velho ganhou um canal para dialogar diretamente com o Executivo municipal. Trata-se da Mesa Municipal de Negociação Permanente (MMNP), instituída na última segunda-feira (13), pelo prefeito Hildon Chaves. O objetivo do prefeito da capital com a iniciativa é democratizar as relações de trabalho entre a administração e o funcionalismo público.

Compõe a Mesa o chefe de gabinete do prefeito, Breno Mendes; o procurador-geral do município, José Luiz Storer Júnior e os secretários Luiz Fernando Martins, da Fazenda (Semfaz); Luiz Guilherme Erse da Silva, do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog) e Alexey da Cunha Oliveira, da Administração (Semad).

Breno Mendes explicou que a finalidade principal da Mesa é estabelecer um canal permanente de negociação entre o governo municipal e os trabalhadores da Prefeitura, representados pelas suas entidades de classe. “A intenção do prefeito Hildon Chaves foi criar um instrumento legítimo de negociação e mediação, baseado na transparência e na ética”, afirmou.

Mendes também adiantou que a criação da Mesa Municipal de Negociação Permanente é também uma demonstração de valorização do servidor que agora passará a ter um canal direto de diálogo com o Executivo e nas rodadas de negociação e mediação serão adotados como preceitos o respeito recíproco, a boa fé, a honestidade de propósitos, o direito de acesso à informação; a legitimidade de representação e a adoção de procedimentos democráticos.

A primeira reunião da comissão ocorreu nesta terça-feira (14), com a participação de nove sindicatos representantes de categorias dos servidores municipais. A reunião foi no gabinete da Semad, ocasião em que foi discutida a lei aprovada na Câmara Municipal que trata sobre os quinquênios. No encontro, várias sugestões foram apresentadas pelos líderes sindicais para a apreciação do Executivo municipal.

O debate foi acompanhado pelos vereadores Maurício Carvalho, presidente da Câmara Municipal; Jurandir Bengala; Alan Queiroz; Ellis Regina; Zequinha Araújo; Luan da TV; Da Silva; Júnior Cavalcante e vereador Jacaré.

 

Texto e fotos Comdecom