Miss e Mister Indígena 2016 são eleitos em Cacoal

Festividade teve a participação de indígenas das etnias Cinta Larga e Suruí.

Publicada em 03 de May de 2016 às 10:24:00

Após uma tarde festiva, marcada por muita alegria e simpatia, foram eleitos a Miss e do Mister Indígena 2016.

O evento promovido pela Fundação Cultural de Cacoal (FUNCCAL) foi realizado no sábado (30), na praça municipal Jorge Teixeira de Oliveira. As etnias Cinta Larga e Suruí  aproveitaram o momento para expor um pouco de suas culturas e tradições. 

Ao todo 24 jovens e adolescentes subiram a passarela e desfilaram para o público e os jurados toda sua beleza, simpatia e ornamentação feita com materiais típicos de cada etnia. No fim, os eleitos pelos jurados 2016 foram Jacó Suruí e Aline Roemani Suruí, ambas de 15 anos. Para Luis Suruí, o evento é importante, pois serve de vitrine para os indígenas expor para a comunidade importantes tradições de seu povo. - É muito gratificante ver tanta gente interessadas em conhecer um pouco dos costumes que foram passados por nossos antepassados- apontou.

O presidente da Fundação Deneval Mendes, destacou que o evento é muito mais que uma celebração ao dia do índio. - Nossa intenção com essa celebração é garantir que os povos indígenas sejam respeitados, e que seus costumes sejam valorizados e preservados - revelou.