Modelo de gestão de tecnologia do Judiciário de RO inspira analistas da Idaron

Equipe visita as instalações e conhece a estrutura tecnológica do TJRO.

Publicada em 09 de fevereiro de 2017 às 12:23:00

editIdaron

Interessada na recente reestruturação do setor de tecnologia do Tribunal de Justiça de Rondônia, recém-transformada em Secretaria (STIC), a equipe da Idaron - Agencia de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, visitou o Tribunal de Justiça de Rondônia para buscar inspiração no modelo de gestão adotado pelo Poder Judiciário na área, que é referência em modernização em termos de instituição pública.

Recebido pelo juiz auxiliar da presidência, Ilisir Bueno, e pela secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ângela Carmem, além de analistas do Judiciário, o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, e seus diretores da área tecnologica, conheceram a estrutura física e organizacional da STIC, bem como os novos investimentos do TJRO para a melhoria do serviço jurisdicional.

editIdaron2"Graças ao amadurecimento institucional, podemos tomar decisões de maneira mais rápida e confiável nessa área", explicou Ilisir Bueno, ao comparar o tempo de processo de aquisição de duas importantes ferramentas tecnológicas: a sala-cofre e a rede wan, ambas altos investimentos voltados para a segurança de dados. Segundo ele, a primeira iniciativa, a sala-cofre, foi cogitada há muito tempo, mas só recentemente teve sua instalação completa. Já a segunda, a rede wan, foi uma necessidade mais recente, mesmo assim o TJRO conseguiu adquirir em tempo bem menor e com todas as garantias.

Na área administrativa, a adoção do SEI, Sistema Eletrônico de Informação, também foi destacado, assim como as ferramentas de suporte e atendimento ao usuário.

A secretária Ângela Carmem detalhou a estrutura de pessoal, formada atualmente por 12 analistas no desenvolvimento Judiciário e 11 no desenvolvimento administrativo. "Com a reestruturação, temos um planejamento para ampliar nosso quadro para mais 39 analistas em quatro anos", esclareceu.

Demonstrou, ainda, o número de projetos gerenciados pela STIC, ao todo 44, o que justifica a reestruturação e os investimentos do TJRO, seguindo uma tendência nas instituições públicas.

Para a equipe da Idaron o exemplo é muito útil para o planejamento da expansão do setor tecnológico da Idaron. "Muitas decisões nossas serão baseadas no que tem dado certo aqui", disse o Anselmo. Para ele, a capilaridade da agência em todo estado, com campanhas de vacinação periódicas, demandam investimentos cada vez maiores na área.

 

Assessoria de Comunicação Institucional