Morre Jerônimo Santana, o Homem da Bengala, primeiro governador eleito de Rondônia

Jerônimo Santana tornou-se o primeiro governador de Rondônia eleito pelo voto direto sendo empossado em 15 de março de 1987 para um mandato de quatro anos.

Publicada em 11 de September de 2014 às 13:18:00

Morreu nesta quinta-feira, num hospital do Rio de Janeiro, Jerônimo Garcia de Santana, primeiro governador eleito de Rondônia e primeiro prefeito eleito de Porto Velho. Ele era hipertenso e tinha diabetes. Morreu de insuficiência respiratória.

Conhecido como o Homem da Bengala ou simplesmente Bengala, Jerônimo vivia em Brasília desde que se afastou da política rondoniense.

BIOGRAFIA

Filho de Lúcio Garcia Santana e Julieta Vilela Veloso,  Jerônimo nasceu em Jataí , Goiás, e era  advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1963. Após militar no Movimento Revolucionário Oito de Outubro , ingressou no MDB , sendo eleito deputado federal em 1970, 1974 e 1978. Com a reforma partidária efetuada no governo João Figueiredo , ingressou no PMDB e foi candidato a senador em 1982,  sendo derrotado, porém, pela votação maciça dos nomes do PDS. Eleito prefeito de Porto Velho em 15 de novembro de 1985 e empossado no primeiro dia do ano seguinte, renunciou ao cargo em maio de 1986 a fim de disputar as eleições de novembro,  nas quais foi eleito governador de Rondônia. Tendo cumprido integralmente o seu mandato,  tentou retornar à política como candidato a governador pelo PPR em 1994 e deputado federal pelo PFL em 1998, porém não obteve êxito.
Contexto político

Em 1943 o presidente Getúlio Vargas desmembrou partes do Amazonas e de Mato Grosso para criar o Território Federal do Guaporé, renomeado Rondônia em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, pioneiro no desbravamento da região. Os governadores do território continuavam a ser nomeados por Brasília, circunstância que perdurou até mesmo quando o Governo Figueiredo elevou Rondônia ao patamar de estado, situação que seria confirmada em 1982 quando os brasileiros voltaram a escolher seus governadores pelo voto direto, prerrogativa negada ao rondoniense por um casuísmo da lei.

O Coronel Jorge Teixeira foi mantido no governo e em sua gestão houve eleições para a escolha de três senadores, oito deputados federais e vinte e quatro deputados estaduais. Abertas as urnas o PDS conquistou as vagas em disputa para o Senado Federal, cinco cadeiras na Câmara dos Deputados e quinze assentos na Assembleia Legislativa. O PMDB por sua vez elegeu três deputados federais e nove deputados estaduais.

Em 13 de maio de 1985 o presidente José Sarney nomeou Ângelo Angelim para governar o estado e em 15 de novembro de 1986 Jerônimo Santana tornou-se o primeiro governador de Rondônia eleito pelo voto direto sendo empossado em 15 de março de 1987 para um mandato de quatro anos.

Os dados biográficos e históricos são da Wikipedia