Movimento Rondônia pela Educação inicia campanha do Enem

Serão realizadas ações de reforço escolar para estudantes do 3º ano do Ensino Médio inscritos no exame, além de resgatar os estudantes infrequentes para que retornem à escola.

Publicada em 28 de July de 2016 às 12:41:00

A Escola Estadual Araújo Lima e Silva foi a primeira contemplada com as ações da campanha ‘Todos pelo Enem, você também!’, executada pelo Movimento Rondônia pela Educação. A mobilização nas escolas segue até dia 2 de agosto. “Neste momento precisamos engajar os estudantes inscritos nesta corrente pró-Enem. A finalidade é ofertar um suporte na preparação dos inscritos no exame para que eles obtenham um bom resultado e, principalmente, que realizem a prova”, enfatizou a coordenadora estadual do Movimento, professora Raquel Serbino.

Segundo a coordenadora, nem todos os alunos que cursam o 3º ano efetivam a inscrição. “Dos 70% que se inscrevem, 30% não fazem a prova. Esses jovens precisam de uma motivação, de uma nova perspectiva acerca do exame e nós vamos demonstrar a relevância e importância do Enem na vida deles”, explicou.

Além do reforço escolar as ações do Movimento contemplam ainda o resgate dos alunos infrequentes. “A evasão escolar é um dos grandes problemas nas escolas públicas. Vamos trabalhar para reduzir esta triste realidade. Nossa proposta é reduzir em 80% a evasão escolar nas instituições públicas de ensino do nosso Estado e este é o pontapé inicial para cumprimos esta meta, que integra o plano de trabalho 2016 – 2018, do Movimento”, frisou Raquel Serbino.

Jesse Junior, estudante do 3º ano da Escola Estadual Araújo Lima e Silva, frisou que gostou muito da iniciativa voltada para o Enem. “Estas atividades trarão boas ideias para nós, motivação e dará um gás a mais nos estudos”.

A professora de História de Rondônia Lucivânia Souza destacou que a campanha do Enem é positiva, pois incentivará os jovens nos estudos para o exame. “Nós percebemos os alunos um pouco desinteressados. Esta é uma forma de tentar contribuir para que eles possam melhorar e voltar sua atenção para os estudos, principalmente em se tratando de um exame que é a porta de entrada para a graduação”, explicou.

A campanha ‘Todos pelo Enem. Você também’ será realizada em 21 escolas estaduais de Porto Velho e contemplará mais de 1.800 jovens.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero