MP e Judiciário promovem 1º Seminário Municipal Drogas e Cidadania em Guajará

A atividade contará com a presença de especialistas na área.

Publicada em 05/11/2012 às 10:53:00

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, e em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, promoverá nos dias 23 e 24 de novembro, naquele município, o 1º Seminário Municipal Drogas e Cidadania, evento que abordará aspectos clínicos, legais e sociais do problema. Ao fim, o evento deverá resultar em documento que servirá para subsidiar as atividades de prevenção, intervenção e combate às drogas, além da instalação de um comitê voltado para a área.

O seminário, que será realizado na Câmara de Vereadores, tem como objetivo discutir a atual situação da dependência química em Guajará, visando formar uma consciência crítica, reflexiva e coletiva sobre a prevenção, intervenção e recuperação de pessoas vítimas do problema.

O evento também objetiva promover estudos e pesquisas sobre a dependência química nos diversos setores do município, envolvendo famílias, escolas, trabalho e renda, religião, saúde, segurança pública e sistema prisional. Outro objetivo é o de socializar as diversas iniciativas preventivas existentes, além de promover o esclarecimento sobre o fenômeno da dependência química e suas consequências para o indivíduo e a sociedade.

A atividade contará com a presença de especialistas na área, dentre os quais o médico psiquiatra Aloísio Andrade, de Minas Gerais, que falará sobre “Aspectos Sociais da Dependência Química”, e o professor João Elói de Melo, que apresentará o “Diagnóstico da Situação das Drogas em Guajará-Mirim”. Também são palestrantes do evento o Secretário Municipal de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, os Juízes Paulo J. N. Fabrício e Bruno S. M. Darwich, além do Promotor de Justiça Dandy de Jesus Leite Borges.

Inscrições
Interessados em participar do 1º Seminário Municipal Drogas e Cidadania devem realizar inscrições no período de 10 a 22 de novembro. Já expositores poderão se inscrever no período de 1º a 10 de novembro, nas unidades do Ministério Público e Tribunal de Justiça em Guajará-Mirim.

O Seminário conta com o apoio do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-RO); Apac; Unir; Diocese de Guajará; Exército; Conselho da Comunidade; Igreja Metodista Wesleyana; 6º Batalhão de Polícia Militar; Lojas Maçônicas; Ordem DeMolay; Rotary Club e Defensoria Pública.

Ascom MPRO