MPF recomenda que IFRO altere seu Código Disciplinar para permitir manifestação de opinião dos alunos

Órgão aponta que alguns artigos do Código são vagos e abertos a interpretações autoritárias.

Publicada em 28 de September de 2016 às 15:18:00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) recebeu uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que revogue ou adapte artigos de seu Código Disciplinar Discente. Segundo o MPF, o texto atual de alguns artigos pode atentar contra o direito de manifestação, expressão e greve dos estudantes.

Para o MPF, expressões como “prejudicar a ordem” e “ter atitudes de desrespeito” são vagas e abertas a interpretações autoritárias. Outro ponto da recomendação é quanto à permissão derifas organizadas pelo grêmio estudantil. Segundo o MPF, esse tipo de atividade pode ser umafonte de financiamento próprio das entidades estudantis, cuja organização e funcionamentosão independentes das estruturas institucionais do Ifro.

O procurador da República Raphael Bevilaqua expõe que “o Código Disciplinar Discente do Ifro contém normas que ferem direitos individuais e coletivos, sendo impeditivas da livre manifestação de pensamento e contrária ao princípio da pluralidade de ideias e concepções pedagógicas. É necessária redobrada cautela quando se trata de limitar a liberdade de expressão em razão do conteúdo das ideias manifestadas”.

O Ifro tem prazo de 15 dias para informar se vai ou não acatar a recomendação, inclusive difundindo as modificações do Código aos diretores de todos os campi do Instituto e apresentando documentos que comprovem o seu cumprimento. A recusa ao cumprimento darecomendação pode resultar na adoção de outras providências.

Fonte: MPF/RO (www.mpf.mp.br/ro)