MTE restabelece registro sindical da FUNSPRO

O presidente da FUNSPRO, Tito Paz, aponta que quando assumiu a federação no dia 02 de maio, ela estava em situação irregular no MTE.

Publicada em 03 de September de 2015 às 19:45:00

Presidente da FUNSPRO em reunião com o Presidente da CSPB, João Domingos , e o Presidente da NCST, José Calixto

No último dia 31 de agosto, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE- restabeleceu o registro sindical da FUNSPRO - Federação Unitária dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Rondônia. Segundo o despacho do Secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias Nascimento Melo, a FUNSPRO preencheu o requisito do número mínimo de entes filiados junto ao Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, na forma do art. 534 da Consolidação das Leis do Trabalho, combinado com o parágrafo 3º do art. 20 da Portaria MTE 186/2008.

O presidente da FUNSPRO, Tito Paz, aponta que quando assumiu a federação no dia 02 de maio, ela estava em situação irregular no MTE. “Eu assumi a FUNSPRO em situação irregular, pois não tinha o número mínimo de sindicatos filiados [cinco] exigidos pela lei, ela só tinha 3 sindicatos filiados. Com muito trabalho e dedicação, conseguimos reverter a situação da federação é hoje temos 12 sindicatos filiados”, expõe Paz.

Tito Paz explica que encaminhou uma solicitação ao MTE para que o registro sindical da FUNSPRO fosse restabelecido e teve êxito em apenas uma semana. “Esse processo é muito demorado, já vi entidades sindicais lutando meses para regularizar suas situações. Assim que dei entrada ao processo aqui em Porto Velho, fui para Brasília e com o apoio da CSPB - Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e da NCST- Nova Central Sindical de Trabalhadores consegui regularizar a situação da FUNSPRO em apenas uma semana”, comemora o presidente da FUNSPRO. Paz afirma ainda que a partir de agora, com a situação da FUNSPRO restabelecida, a federação começará atuar em prol dos trabalhadores do serviço público de Rondônia.