Município e Sedam discutem impactos na Semana da Água

Eventos abordarão impactos de mudanças climáticas em mananciais e nas pessoas.

Publicada em 18 de março de 2017 às 10:37:00

A prefeitura de Porto Velho realiza entre de 22 a 24, em parceria com a Sedam (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental), seminário, visita e caminhada alusivas à Semana Nacional da Água, com o tema “A importância da água em detrimento às mudanças climáticas”.

Com os eventos, a proposta é discutir, entre outros tópicos, o uso das bacias hidrográficas do município considerando interesses em relação ao uso, à distribuição desigual e uso inadequado que implicam em conflitos e riscos à garantia da água para o presente e às futuras gerações.

O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, estará presente à abertura do seminário, que acontecerá no auditório do Ibama. A agenda inclui também todos os secretários municipais, estudantes, internos da Casa do Ancião São Vicente de Paula, órgãos ambientais, parceiros e convidados.

Para o subsecretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Robson Damasceno, os eventos são propícios para o momento atual, pois, segundo ele, “em 2014, Porto Velho sofreu a maior enchente histórica, que trouxe danos sociais e econômicos”. A catástrofe, lembra Damasceno, que é também secretário de Integração, atingiu 12 bairros e 14 distritos ao longo do rio Madeira, “que foram completamente arrasados, provocando a contaminação do lençol freático do município”.

Outros pontos igualmente importantes serão tratados durante a semana, como outorga de direito de uso de recursos hídricos; mudanças climáticas e seus impactos sobre condições de vida e trabalho das pessoas e da vida selvagem e meio ambiente; ações destinadas a regular uso, controle e proteção dos recursos hídricos conforme legislação e normas; recuperação e preservação de nascentes, mananciais e cursos d'água em áreas urbanas; e estabelecer parceiras que garantam tais ações.

 

Programação

O seminário acontecerá dia 22, das 8h às 17, no auditório do Ibama, à avenida Governador Jorge Teixeira próximo à rua Imigrantes; visita à Estação de Tratamento de Água da Caerd, dia 23, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h; trilha educativa e monitorada, dia 24 a partir das 8h, no Parque Natural de Porto Velho, no final da avenida Rio Madeira. O evento é aberto a toda a comunidade.

http://www.portovelho.ro.gov.br/sites/default/files/images/stories/ficha_de_inscricao_semana_da_agua.doc

 

Texto Comdecom|Imagens Google