Natan Donadon renuncia ao mandato para não ser preso hoje por determinação do STF

Manobra visa impedir julgamento de ação penal pelo Supremo Tribunal Federal, que poderia decretar a prisão do parlamentar ainda hoje. Agnaldo Muniz assume o mandato.

Publicada em 28/10/2010 às 08:21:00

Da reportagem do TUDORONDONIA

O deputado federal Natan Donadon (PMDB) renunciou ao mandato para tentar escapar da prisão. Ele será julgado hoje à tarde no Supremo Tribunal Federal por desvios de recursos da Assembléia Legislativa de Rondônia. Com a renúncia, Natan perderia o fórum privilegiado, de maneira que o STF não poderia julgá-lo hoje e o processo voltaria para Rondônia. A estratégia de Natan é que seu advogado apresente o ato de renúncia antes do início do julgamento do STF para que a Corte decrete a perda do objeto. Caso ocorresse o julgamento, o STF poderia decretar a prisão de Donadon, que se reelegeu mas seus votos não foram contados porque ele não obteve o registro de candidatura. O advogado Agnaldo Muniz, ex-deputado federal acusado de envolvimento no escândalo dos  sanguessugas assume o resto do mandato.

Na manhã desta quinta-feira, a assessoria de Natan divulgou a seguinte nota:

Nota Oficial – Gabinete do Deputado Federal Natan Donadon

Natan Donadon renuncia ao mandato

Na tarde desta quarta-feira, dia 27/10, em carta enviada à mesa diretora da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, Natan Donadon renuncia o mandato de Deputado Federal, ao qual tomou posse em Fevereiro de 2007, e seria encerrado no dia 31 de janeiro de 2011. Em seu lugar assume o primeiro suplente eleito em 2006, Agnaldo Muniz.
O motivo da renúncia de Natan Donadon é uma antiga parceria com seu suplente, Agnaldo Muniz. Ambos desenvolvem um trabalho com o segmento evangélico de proporção nacional e os três meses que restam do mandato serão importantes para a consolidação dessa parceria entre essas duas importantes lideranças políticas rondonienses no Congresso Nacional.
Natan Donadon garante que a população de Rondônia que o elegeu não ficara desamparada, já que Agnaldo dará continuação ao seu trabalho com o mesmo carinho e atenção às necessidades da população de Rondônia. A partir de fevereiro, Natan retorna a câmara para cumprir o mandato ao qual foi eleito no ultimo dia 03 de outubro.


Dejanir Haverroth
MTE 1021 RO