No Sintero, deputados federais e senadores de Rondônia anunciam voto contra a reforma da previdência

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva iniciou os trabalhos da reunião anunciando que se tratou de um evento conjunto realizado por quase 20 sindicatos.

Publicada em 20 de março de 2017 às 13:24:00

 

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, dia 20/03, sede do Sintero em Porto Velho/RO, organizado por quase 20 entidades sindicais, deputados federais e senadores de Rondônia firmaram o compromisso de votar contra a PEC 287, a proposta do governo federal de reforma da previdência.

A reunião contou com a participação de mais de duas mil pessoas entre trabalhadores em educação, servidores públicos de várias outras categorias e trabalhadores da iniciativa privada, urbanos e rurais.

Todos os oito deputados federais e os três senadores de Rondônia foram convidados. Compareceram os deputados federais Marcos Rogério (DEM), Expedito Neto (PSD), Lindomar Garçon (PRB) e Nilton Capixaba (PTB), além dos senadores Valdir Raupp (PMDB) e Acir Gurgacz (PDT).

Enviaram justificativa pela ausência os deputados federais Luiz Cláudio (PR), Lúcio Mosquini (PMDB) e Marinha Raupp (PMDB). A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) não respondeu ao convite.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva iniciou os trabalhos da reunião anunciando que se tratou de um evento conjunto realizado por quase 20 sindicatos, entre eles o Sintero, Sindsaúde, Sindsef, Sinjur, Sindeprof, Sindjufe, Sinderon, SEEB, Fetagro, CUT, STTR, CSB, CTB, Sinsepol, Sinseper, Sindsid e Sinder.

Ele reiterou o posicionamento dos trabalhadores contra as propostas do governo de reforma da previdência, de reforma trabalhista e da terceirização, sob o argumento de que a classe trabalhadora não pode pagar uma conta que não é sua. “Os deputados federais, como legítimos representantes do povo, devem ouvir a voz das ruas e votar com o povo. E neste momento as ruas pedem o voto contra a reforma da previdência”, disse.

Cada parlamentar discursou e externou o seu posicionamento. Todos se declararam contra a proposta de reforma enviada ao Congresso Nacional pelo Palácio do Planalto. No final do discurso, cada parlamentar foi convidado a assinar um termo de compromisso, através do qual se comprometeu em não aprovar a PEC 287.

O primeiro a discursar foi o senador Acir Gurgacz. Ele disse que é contra a proposta da reforma da previdência e disse que é necessário discutir o tema nas bancadas. Em segunda o deputado Lindomar Garçon confirmou que também votará contra a aprovação da PEC por considerar prejudicial aos trabalhadores. O deputado Expedito Neto falou em seguida reafirmando o seu posicionamento. Ele lembrou que tem votado contra qualquer projeto que prejudique a classe trabalhadora, como fez na PEC do teto dos gastos.

Na sequência, o senador Valdir Raupp reiterou o posicionamento manifestado na semana anterior, em uma reunião com sindicalistas, de que, embora seja da base aliada do governo Temer, não concorda com a PEC e por isso, se o texto chegar ao Senado, votará contra.

O deputado federal Marcos Rogério apresentou dados consistentes de que o governo Temer está equivocado na proposta enviada à Câmara. “Defendo a instalação de uma CPI para apurar a verdadeira situação da previdência”, disse o parlamentar, que também anunciou que votará contra a proposta.

Por último, o deputado federal Nilton Capixaba falou aos trabalhadores sobre a PEC 287, dizendo que não concorda com o retrocesso proposto pelo governo, por isso votará contra sua aprovação.

Participaram, ainda, da reunião, o deputado estadual Léo Moraes (PTB) e o vice-governador Daniel Pereira, que também conversaram com os trabalhadores e manifestaram apoio à mobilização.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, finalizou o evento dizendo que o objetivo foi alcançado. “Temos aqui mais de duas mil pessoas de diversas categorias de trabalhadores, numa demonstração de que a classe trabalhadora e a sociedade de um modo geral é contra essa reforma nefasta. Esperamos que os parlamentares tenham compreendido que a sociedade não concorda com essa proposta e por isso ela deve ser rejeitada no Congresso Nacional”, disse.

Os trabalhadores em educação de Rondônia, em greve desde o dia 15 de março, decidiram manter o movimento até a votação da PEC 287 no plenário da Câmara dos Deputados. Em todo o estado a paralisação tem a adesão de 70% da categoria. A mobilização continua no decorrer da semana com pit stop e vários outros tipos de atos públicos.

 

Autor: Assessoria de Imprensa - Sintero