Novas instalações físicas de unidades administrativa e judiciais são entregues pelo TRT14 em Porto Velho, Cacoal e Ariquemes

O ato contou com presença de Diretores, Secretários e servidores do Tribunal e representantes de instituições públicas locais.

Publicada em 31 de October de 2016 às 09:10:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região inaugurou instalações físicas em unidades administrativas na Capital e construções e ampliações nas Varas do Trabalho de Cacoal e 1ª  de Ariquemes, interior de Rondônia, nos dias 26, 27 e 28/10.

Porto Velho

Na quarta-feira (26/10), o Presidente do Regional, Desembargador Francisco José Pinheiro Cruz e o Vice-Presidente, Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior,  entregaram  novas instalações da Diretoria de Serviço de Material e Patrimônio, Gestão Documental, Central de Mandados e Depósito Judicial, na avenida Rio Madeira em Porto Velho. O ato contou com presença de Diretores, Secretários e servidores do Tribunal e representantes de instituições públicas locais.

O Presidente do Tribunal, Desembargador Francisco Cruz,  ressaltou que estas obras de ampliação foram planejadas e iniciadas na Gestão do Desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, e com a continuidade administrativa adotada pelo Regional foi possível dar efetividade e conclusão das obras. "Em dois anos de mandato, se você for iniciar alguma coisa no atual sistema brasileiro, você tem que botar o projeto no orçamento e esperar que ele seja aprovado pelo Congresso", enfatizou o Presidente.

O Desembargador destacou, ainda, que outros projetos estão em fase de licitação, e quando concretizados, serão também disponibilizados para o atendimento dos jurisdicionados. "O aspecto relevante é a continuidade administrativa sempre com o objetivo de prestar o melhor serviço à sociedade", concluiu Desembargador Presidente.

Cacoal 

Os jurisdicionados de Cacoal e Região, bem como os servidores e magistrados, passaram a contar com uma estrutura ampliada da Vara do Trabalho de Cacoal, inaugurada na manhã de quinta-feira (27/10).  A VT de Cacoal, que funciona na  Rua General Osório, 427 - Bairro Princesa Isabel, esquina com Afonso Pena,  passa a atender  com com duas salas de audiências, novos gabinetes para Magistrados e salas de apoios.

De acordo com o Presidente do Tribunal, Desembargador Francisco Cruz, a Vara do Trabalho de Cacoal, instalada em agosto de 1987, registrou nos anos de 2014 e 2015 um grande acréscimo de processos, cerca de 3500 e 2800 processos, respectivamente, portanto isso fez com que o Regional iniciasse um processo de ampliação para  atender tais demandas, inclusive contanto com três magistrados sendo a Juíza Titular Ana Maria Rosa dos Santos e as Juízas substitutas Ana Paula Santos Mendes e Luciana Mendes Assumpção.

"Com a restrição orçamentária que passa atualmente o Judiciário Trabalhista exige ainda mais esforço de todos nós. O orçamento de 2016 foi o menor do TRT14 desde 2011, mesmo assim foi possível concluir alguns projetos que estavam em curso", ressaltou Cruz.

A Juíza Ana Maria dos Santos, titular da Vara do Trabalho, afirmou que a ampliação da Unidade refletirá em melhoria da produtividade, por conta das condições mais adequadas.

Para a Presidente da subseção da OAB/Cacoal, Julinda da Silva, a entrega desta obra significa uma grande melhoria no atendimento jurisdicional, e principalmente aos advogados que aqui militam, portanto a administração do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região está de parabéns por proporcionar melhoria na qualidade do atendimento à população, conclui Julinda.

Ariquemes

Nesta sexta-feira (28/10) foi inaugurada as novas instalações da 1ª Vara do Trabalho de Ariquemes, com passou a contar com duas salas de audiências, dois gabinetes, além de uma sala de apoio para advogados e partes para tentativas prévias de conciliação e amplo estacionamento.

A 1º VT de Ariquemes funciona no Fórum Trabalhista de Ariquemes, juntamente com a 2ª Vara, na avenida Juscelino Kubitschek, 2351, Setor Industrial.

O Presidente do Regional, Desembargador Francisco Cruz, enfatizou a sintonia administrativa do Tribunal, uma vez que os projetos em face da gestão ser de apenas dois anos, se iniciam mas nem sempre são concluídos dentro da mesma gestão. 

As novas instalações são modernas com acessibilidade e conforto para os Servidores, Magistrados e estagiários, e com isso refletindo em melhor desempenho e celeridade nos processos e quem ganha com isso são as partes, advogados e em especial toda região de Ariquemes.

Este evento acontece exatamente no Dia do Servidor Público, oportunidade que o Presidente Regional destacou o empenho de todos os servidores no desenvolvimento das atividades da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre.

O Presidente da subseção da OAB em Ariquemes, Alex Sarkis, parabenizou a administração do Tribunal que sempre tem se empenhado para prestar o melhor  atendimento aos advogados e jurisdicionados, mesmo com o  contingenciamento orçamentário que a Justiça do Trabalho vem sofrendo nesta ano de 2016, ressaltou Sarkis. 

O Vice-Presidente do TRT, Desembargador Ilson Pequeno Junior, presente na solenidade, afirma estar muito satisfeito ao presenciar a entrega desta obra, que teve início em 2014. No nosso TRT14 todo o plano de governo tem que estar focado no Planejamento Estratégico Participativo, e o Tribunal está de parabéns, porque tem uma continuidade administrativa,  as coisas começam em uma gestão e terminam em outra e assim por diante, com isso ganha a sociedade, ganha o Tribunal, ganha a União e o erário como um todo, ressalta Pequeno Junior.

Para a Juíza Titular da 1ª VT de Ariquemes, Cândida Maria Xavier a entrega das novas instalações da unidade trabalhista é um grande passo no sentido de melhor atender aos jurisdicionados, com mais acessibilidade e conforto, bem como para os servidores, magistrados e advogados. As Varas de Ariquemes atendem outros municípios da região e essa melhoria tem um significado muito importante para toda a população, resume a Magistrada.

As inaugurações foram prestigiadas por Magistrados, Diretores, Secretários, Assessores, Servidores, representantes de instituições ligadas à Justiça.

As solenidades de Cacoal e Ariquemes contaram com a presença das Juízas Ana Paula Santos Mendes, Cleide Santini e Renata Nunes, respectivamente; Diretor Geral das Secretarias, Raimundo Zacarias da Costa; Secretário Geral da Presidência, João Bosco Machado de Miranda; Diretor de Serviço de Material e Patrimônio, Françóis Lúcio; Diretor de Serviço de Infraestrutura, Logística e Segurança, Hely Calixto; Assessor de Comunicação Social, Celso Gomes, além de servidores das respectivas unidades e autoridades locais.

Fonte: TRT14