Novo áudio mostra negociação de propina em dinheiro e terrenos entre empresário e ex-secretários de Padre Franco

Na negociação, o trio combina a aquisição da área negociada por Marcos Stecca, mas também uma propina para fechar o negócio. Fala-se em até R$ 1 milhão em dinheiro e alguns terrenos.

Publicada em 20 de May de 2015 às 10:09:00

Da reportagem do Tudorondonia

Cacoal, Rondônia - O empresário Marcos Henrique Stecca, o ex-secretário municipal de Saúde, Márcio Welder,  e a secretária chefe de gabinete do prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), Maria Ivani, aparecem em um novo áudio acertando o pagamento de propina na negociação de uma área para a construção do hospital municipal.

Em determinado trecho da conversa em que se discutem a topografia , a distância da área para a cidade e as dificuldades da população para ter acesso àquele local, Maria Ivani pronunciou a célebre frase que batizou a operação policial que desmontou o esquema de corrupção na Prefeitura cacoalense. “O povo é só um detalhe”, disse ela.

Na negociação, o trio combina a aquisição da área negociada por Marcos Stecca, mas também uma propina para fechar o negócio. Fala-se em até R$ 1 milhão em dinheiro e alguns terrenos que seriam repassados pelo empresário para Maria Ivani, que ainda teria de fazer um acerto com o presidente da Câmara Municipal, Paty Paulista.

Nessa parte da conversa, Ivani, Stecca e Márcio falam em passar a perna no vereador Paty Paulista, que não deveria ser informado do teor das negociações, embora fosse o destinatário de parte da propina para “não criar problemas na Câmara”. Ela também fala em pagar a parte do procurador do município.

Na gravação, Maria Ivani mostra que manda no prefeito de Cacoal, Padre Franco. Por diversas vezes ela deixa isso bem claro. “Eu estou fazendo o prefeito engolir outras áreas”, diz.

Durante o acerto, os três mostram que estão de olho no futuro e antevêem uma supervalorização dos terrenos que fossem repassados por Stecca como forma de propina, mas Ivani está com pressa e fala que preferia receber em dinheiro.

~