Nupemec do TJRO faz oficina para elaboração de planos de gestão dos Cejuscs

Durante dois dias, servidores e magistrados da Justiça de Rondônia participaram da "Oficina para elaboração dos planos de gestão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania...

Publicada em 03 de December de 2016 às 09:59:00

 edit-nupemec

Durante dois dias, servidores e magistrados da Justiça de Rondônia participaram da "Oficina para elaboração dos planos de gestão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc’s” formação promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro no salão social da Associação dos Magistrados de Rondônia – Ameron.

 O evento contou com a participação da Juíza Coordenadora do Nupemec do Tribunal de Justiça de Tocantins, Umbelina Lopes, que trouxe do seu estado conhecimentos a partir das dificuldades enfrentadas na implantação, bem como as ações praticadas pelo Núcleo e Cejusc do TJTO para o fortalecimento da política de solução adequada dos conflitos e cultura da paz.

edit-nupemec4

No primeiro dia de oficina, o desembargador Raduan Miguel Filho, coordenador do Nupemec do TJRO, apresentou a juíza Umbelino Lopes e destacou os objetivo da formação, que propões debate sobre  questões importantes ao funcionamento dos Cejusc’s e a partir de tais questões pretende-se propor um plano de ação que deverá ser executado até 2020.  A magistrada do TJTO falou aos chefes dos Centros de todo o Estado, assim como conciliadores a respeito da sua experiência  com a implantação da inovação no Tocantins.

No segundo de oficina, já com a presença dos magistrados coordenadores dos Cejusc’s de Rondônia, houve interação entre os grupos de trabalho para apresentação daquilo que foi definido como prioritário para essas unidades. Os juízes dos Cejusc’s, o desembargador Raduan e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Danilo Paccini, participaram da validação e aprovação das ações e metas resultantes da oficina.

A juíza que coordenou a capacitação, juízes de outras comarcas e servidores dos Cejusc’s conheceram também as instalações da Central de Processamento Eletrônico (CPE) de Porto Velho, onde funcionam os Cejusc dos Juizados Especais e das varas cíveis da capital.

O evento do Nupemec foi encerrado no final da tarde de quinta-feira, 1º. O Núcleo é um órgão ligado à Corregedoria e, para a realização da oficina, teve a parceria da Coordenadoria de Planejamento – do TJRO, da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia Emeron e da Ameron.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional