O dia depois da eleição

​O prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), nem sequer foi diplomado, mas já enfrenta críticas ácidas.

Publicada em 24 de November de 2016 às 11:01:00

Por Valdemir Caldas

 

O prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), nem sequer foi diplomado, mas já enfrenta críticas ácidas. Não, evidentemente, de adversários políticos, que ameaçam a calmaria das águas em que o novo dirigente municipal pretende fazer navegar seu governo, mas de pessoas que não somente votaram nele, como também mergulharam de cabeça em sua campanha.

A menção de alguns nomes que comporiam a sua equipe de colaboradores causou um tremendo reboliço, sobretudo no ninho dos tucanos. Nos bastidores, a chiadeira foi geral, mas, publicamente, houve quem preferisse engolir seco para não contrariá-lo. Melhor deixar para reclamar depois do anúncio oficial. Afinal, os chorosos de hoje, podem transformar-se nos alegres de amanhã.

Hildon se elegeu dizendo que não era político e procurou se diferenciar dos adversários como candidato da renovação. Parte do dinheiro que bancou sua campanha teria saído do seu próprio bolso. Promotor de justiça aposentado e empresário bem-sucedido no setor de ensino, o tucano chegou a ser comparado ao seu colega de partido e prefeito eleito de São Paulo, no primeiro turno, o também empresário João Dória.

Dória, que, durante a campanha, prometeu congelar o preço da tarifa de ônibus por um ano, hoje, porém, já admite elevar o valor da passagem. Já imaginou se, em vez de solucionar a concorrência para o transporte urbano da capital, o prefeito resolve presentear a população com o aumento da tarifa. A coisa está feia! Tem gente querendo abandonar o barco, antes que ele soçobre. É bom que o usuário coloque, desde já, a barba de molho.