03/01/2017 - 03h24min - Atualizado em 03/01/2017 - 03h24min

O discurso que não foi dito (prefeitos)

Confúcio Moura, governador de Rondônia

 

No post desta segunda-feira, 2,  apresentei um discurso básico aos prefeitos empossados. Hoje, proponho a todos os 52 (cinquenta e dois) prefeitos a serem especiais, mas, pensarem absolutamente diferente. De Pimenteiras a Porto Velho, iniciarem o trabalho de educação coletiva das suas cidades. Por exemplo, PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE. Você pensa que é fácil isto, não é. Demora 1 ano de trabalho da Prefeitura para educar a população. Pode fazer de tudo, moças na rua, palhaços, guardas, alunos, guarda-mirim – gente com apito, voluntários, estagiários – para ajudar idosos a atravessar a rua, deficientes físicos, enfim, a todos. Com l ano de trabalho, a cidade estará pronta para PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE.

AS CALÇADAS – Não é o morador que deve, do seu jeito, construir calçadas. A Prefeitura deve implantar o modelo de projetos, de calçadas inteligentes e  deixar disponível a todos, A própria prefeitura iniciar a construção de calçadas com ACESSIBILIDADE. Não só calçadas, mas, também os prédios públicos, todos, devem, conter no projeto,  os acessos para deficientes físicos e idosos. Lembrar que a rua é para todos. Nesta hora que o recurso próprio ajudará muito. Ou buscar emendas parlamentares para este fim.

LIXEIRAS – Cada prefeito, colocar na cabeça que a sua cidade deve ser a mais limpa do mundo. Sem lixo jogado na rua, pelo pedestre, pela loja, pela construção civil, pelo veículo que passa, pelo jovem “turbinado” nos finais de semana.  Uma boa comunicação será muito importante de educação coletiva. Que pode iniciar pela escola. Mas, como a cidade pode ser limpa, se não tem lixeiras visíveis a curtas distâncias. As lixeiras podem ser simples, até mesmo, tambores pintados, fixados aos postes. A cidade inteira.

PRAÇAS PÚBLICAS – estes ambientes são para encontro do povo. Devem ser limpos, bem mantidos, arborizados e iluminados, com bancos, parques e academias para idosos e espaços para exercícios físicos, como pistas para caminhadas.

ARBORIZAÇÃO – Rondônia é região tropical, quente e úmida. As cidades devem ser bem arborizadas, ruas e quintais – manter as árvores existentes e plantar mais e mais. Aqui e ali, bem bolado, árvores frutíferas e com floridos especiais. Fica muito bonito e ecologicamente agradável.

PRÉDIOS PÚBLICOS – reformados e novas construções. Não esquecer de pedir ao arquiteto, para introduzir neles as a) PLACAS DE ENERGIA SOLAR, encarece um pouco, mas, vale a pena. As placas gerarão energia para iluminação interna, tocar ventiladores, até mesmo ar condicionado. Um economia e tanto na conta de luz. b) AGUA DA CHUVA –  armazenagem da água da chuva, muita, para servir para limpeza de áreas, aguar plantas, tocar os banheiros. c) O LIXO – A coleta, destinação do lixo do prédio -muito importante, que a reciclagem, pode iniciar em cada prédio. E ali mesmo separar o que seja resto de comida  dos produtos sólidos. E o material orgânico ir para compostagem – adubo. Um belo programa municipal.  O resultado será fantástico. d) VENTILAÇÃO – Para diminuir a temperatura interna do novo prédio, as janelas e portas devem permitir o fluxo do ar. O ar deve correr por dentro e sair. Para diminuir o uso do ar condicionado. e) CLARDADE – Deixar o sol entrar, não esquecer da luz natural – reduzirá o consumo de energia elétrica. Além de dar exemplo para a cidade inteira.

SERVIÇOS AMBIENTAIS e INCENTIVOS AMBIENTAIS – No Brasil pouco ou nada se faz neste sentido. Mas, está na hora de cada prefeito, fazer economia e criar por lei um incentivo, em seu municipio, bem bolado para pequenos produtores, chacareiros, organizações não governamentais que prestem serviços ambientais. Como produção de mudas, recuperação de nascentes, proteção de parques, recuperação de rios ameaçados, preservação de matas ciliares. E aqui, o assunto é vasto. Um exemplo local bem estruturado, já irradiará o seu município em relação aos demais.

Estas ações, fogem um pouco, do trivial de um prefeito. Mais do que lógico que deve cuidar da saúde, das estradas, das pontes, das escolas, das lâmpadas das ruas. Mas, a diferença entre um e outro, estará justamente nestes programas, que propus acima.

Boa sorte. Estamos juntos.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de TELMA RODRIGUES

Postado por TELMA RODRIGUES em 04/01/2017 às 08:03

Os comentaristas que me antecederam, provam que gostam de ler apenas baboseiras. Quando alguém escreve algo sério e importante, como foi o enxuto e bem redigido texto acima, eles preferem tripudiar, criticar, vilipendiar. Por que é que não apresentaram uma ideia melhor, uma alternativa condizente? Tripudiar é fácil! Criticar de forma inconsequente dá Ibope...entre imbecis! Quando é que todos vamos nos engajar na melhoria das nossas cidades? Somos críticos ácidos com os outros, mas prosseguimos a sujar ruas e igarapés, deixando nosso bairro e cidade na imundície. Podem criticar-me, também! Afinal, esta é vossa (única) especialidade!

177.127.146.71
Avatar de MAURO

Postado por MAURO em 03/01/2017 às 17:37

Hahahahahahaha é de gargalhar, pois é cômico, a pergunta é: Por que não fez isso quando foi prefeito de Ariquemes por seis longos anos? A resposta é óbvia senhores este é o pensamento de Confucio Aires Moura, contudo seus parentes e apaniguados não deixaram ele realizar nada, ficou tudo no papel, agora vem querer ensinar administração pública a quem? O que pouco começou em Ariquemes ficou pela metade com algumas exceções, conseguiu fazer umas duas ou três rotatórias e alguns metros de asfalto "casca de ovo", tomou na "mão grande" o antigo Mercado Central e lá plantou um local que hoje serve somente de abrigo aos "noiados", onde varias crimes graves foram praticados (homicídios), a verba veio e desapareceu misteriosamente, agora a maior delas a duplicação da BR 364 no perímetro urbano de Ariquemes que até hoje não se concluiu. Agora, pasmem senhores, para quem não conhece, uma rotatória onde uma das vias fica numa ribanceira, é mole? Viajei por este Brasil afora, em nenhum lugar vi coisa semelhante, obra do nosso "expert" em administração é ou não para dar risadas.E tem mais outra hora eu conto. kkkkkkkkkk

138.121.24.4
Avatar de JORGE

Postado por JORGE em 03/01/2017 às 12:07

LEMBRO DAQUELE VELHO DITADO: FAÇA O QUE EU DIGO NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO! FÁCIL DIZER!!

177.198.138.240
Avatar de TERCEIRO VIGILANTE

Postado por TERCEIRO VIGILANTE em 03/01/2017 às 10:37

Estas palavras são realmente de Mister Confúcio !! parece que ocorreu apenas cntrl C e Cntrl V de um outro artigo, pois basta ver os prédios das delegacias do interior e algumas da capital e se constatará a falácia do grande administrador.

187.53.61.109
Avatar de DENILTON

Postado por DENILTON em 03/01/2017 às 08:31

Vai para o inferno .....

179.255.161.33
Avatar de ROBERVALL

Postado por ROBERVALL em 03/01/2017 às 07:25

E continuando os conselhos: não empregue cunhados, para ser testa de ferro. Não nomeie irmas para secretário, família metralha jatemos em Nível estadual

69.123.121.151

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 17:57:00

MP obtém prisão preventiva de suspeito de lotear e vender áreas de terra da reserva extrativista Angelim

Essas pessoas relataram aos policiais que compraram o lote do suspeito, ou foram incentivados a invadir a Unidade de Conservação, pagando taxas mensais, objetivando desmatar toda a Reserva e assim conseguir que o Estado desafetasse a área.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 17:52:00

Servidores municipais de Porto Velho decidem nesta terça-feira se mantém a greve iniciada nesta segunda

Durante a reunião o chefe de gabinete reforçou a proposta aceita pela prefeitura de suspender os efeitos da lei por 90 dias, tempo que será dedicado à elaboração dos cálculos precisos do impacto do quinquênio.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 17:02:00

STJ anula pena de usuário de droga condenado a sete anos de prisão

A discussão sobre a descriminalização do porte de drogas deve ter fim somente após decisão definitiva de outra Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF).

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:58:00

MPF denuncia donos da Telexfree por sonegação de quase R$ 90 milhões

O trio também foi denunciado por crimes contra a economia popular – praticados por meio da implementação de um esquema semelhante à pirâmide financeira (Artigo 2 da Lei 1.521/51) – e por negociar valores mobiliários ...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:56:00

Decretado luto oficial no Judiciário

Sendo assim, as bandeiras, durante esse período, serão hasteadas a meio mastro nas unidades do Judiciário de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:49:00

Servidor que aderir ao movimento terá dias paralisados descontados

Para dr Hildon Chaves, com pagamento em dia e negociações em andamento, greve não se justifica.

POLíTICA | matéria escrita em 20/02/2017 ás 16:42:00

STF julgará denúncia contra Valdir Raupp em março

Senador é acusado pela Procuradoria-Geral de República de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:51:00

MPF/RO e OAB processam Universidade Federal e União por falta de intérpretes de Libras

Maioria dos universitários surdos da Unir não tem assistência de tradutores e intérpretes durante aulas e provas.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:40:00

17ª Brigada de Infantaria de Selva coordena operação de garantia da Lei e da Ordem na Unidade Prisional \"URSO BRANCO\"

A ação será desencadeada mediante revistas utilizando detectores de minas e outros equipamentos de detecção e tem por objetivo proporcionar maior segurança para as pessoas da sociedade rondoniense.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:30:00

Governador convoca famílias a se envolverem mais no processo educacional das crianças para o fim da violência

Para o governador, somente a união entre as famílias, os organismos sociais, as escolas e os governos é possível mudar o atual cenário.

GERAL | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:24:00

Pirarucu, o anarquismo caboclo

Sem cordão de isolamento, sem Polícia nem milícia, porém com muita bagunca e malícia e autêntica alegria correndo nas veias, o Anarquismo Caboclo reinou soberano por entre as ruas...

POLíTICA | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:21:00

Porto Velho adere a sofisticado programa de combate à corrupção

​Programa permite prevenir, monitorar e detectar eventuais tentativas de fraudes e procedimentos suspeitos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:14:00

OAB/RO aprova criação da Comissão de Defesa e Proteção de Animais

Um dos motivos alegados para a criação é a questão que envolve maus tratos aos animais, seres que gozam de sentimentos cientificamente comprovados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:12:00

Semana da ESA: programação conta com uma palestra em Porto Velho e três no interior

Em Porto Velho, os advogados poderão assistir à palestra “As Novidades da Lei 3.896/2016 (A Nova Lei de Custas de Rondônia)”, ministrada pelos especialistas Vinicius Lemos e Guilherme Pignaneli.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/02/2017 ás 13:06:00

Plataforma BID disponibiliza acesso a acervo jurídico para advogados de Rondônia

Segundo o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, oferecer benefícios e gerar conhecimento aos advogados são prioridades da gestão.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com