03/01/2017 - 03h24min - Atualizado em 03/01/2017 - 03h24min

O discurso que não foi dito (prefeitos)

Confúcio Moura, governador de Rondônia

 

No post desta segunda-feira, 2,  apresentei um discurso básico aos prefeitos empossados. Hoje, proponho a todos os 52 (cinquenta e dois) prefeitos a serem especiais, mas, pensarem absolutamente diferente. De Pimenteiras a Porto Velho, iniciarem o trabalho de educação coletiva das suas cidades. Por exemplo, PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE. Você pensa que é fácil isto, não é. Demora 1 ano de trabalho da Prefeitura para educar a população. Pode fazer de tudo, moças na rua, palhaços, guardas, alunos, guarda-mirim – gente com apito, voluntários, estagiários – para ajudar idosos a atravessar a rua, deficientes físicos, enfim, a todos. Com l ano de trabalho, a cidade estará pronta para PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE.

AS CALÇADAS – Não é o morador que deve, do seu jeito, construir calçadas. A Prefeitura deve implantar o modelo de projetos, de calçadas inteligentes e  deixar disponível a todos, A própria prefeitura iniciar a construção de calçadas com ACESSIBILIDADE. Não só calçadas, mas, também os prédios públicos, todos, devem, conter no projeto,  os acessos para deficientes físicos e idosos. Lembrar que a rua é para todos. Nesta hora que o recurso próprio ajudará muito. Ou buscar emendas parlamentares para este fim.

LIXEIRAS – Cada prefeito, colocar na cabeça que a sua cidade deve ser a mais limpa do mundo. Sem lixo jogado na rua, pelo pedestre, pela loja, pela construção civil, pelo veículo que passa, pelo jovem “turbinado” nos finais de semana.  Uma boa comunicação será muito importante de educação coletiva. Que pode iniciar pela escola. Mas, como a cidade pode ser limpa, se não tem lixeiras visíveis a curtas distâncias. As lixeiras podem ser simples, até mesmo, tambores pintados, fixados aos postes. A cidade inteira.

PRAÇAS PÚBLICAS – estes ambientes são para encontro do povo. Devem ser limpos, bem mantidos, arborizados e iluminados, com bancos, parques e academias para idosos e espaços para exercícios físicos, como pistas para caminhadas.

ARBORIZAÇÃO – Rondônia é região tropical, quente e úmida. As cidades devem ser bem arborizadas, ruas e quintais – manter as árvores existentes e plantar mais e mais. Aqui e ali, bem bolado, árvores frutíferas e com floridos especiais. Fica muito bonito e ecologicamente agradável.

PRÉDIOS PÚBLICOS – reformados e novas construções. Não esquecer de pedir ao arquiteto, para introduzir neles as a) PLACAS DE ENERGIA SOLAR, encarece um pouco, mas, vale a pena. As placas gerarão energia para iluminação interna, tocar ventiladores, até mesmo ar condicionado. Um economia e tanto na conta de luz. b) AGUA DA CHUVA –  armazenagem da água da chuva, muita, para servir para limpeza de áreas, aguar plantas, tocar os banheiros. c) O LIXO – A coleta, destinação do lixo do prédio -muito importante, que a reciclagem, pode iniciar em cada prédio. E ali mesmo separar o que seja resto de comida  dos produtos sólidos. E o material orgânico ir para compostagem – adubo. Um belo programa municipal.  O resultado será fantástico. d) VENTILAÇÃO – Para diminuir a temperatura interna do novo prédio, as janelas e portas devem permitir o fluxo do ar. O ar deve correr por dentro e sair. Para diminuir o uso do ar condicionado. e) CLARDADE – Deixar o sol entrar, não esquecer da luz natural – reduzirá o consumo de energia elétrica. Além de dar exemplo para a cidade inteira.

SERVIÇOS AMBIENTAIS e INCENTIVOS AMBIENTAIS – No Brasil pouco ou nada se faz neste sentido. Mas, está na hora de cada prefeito, fazer economia e criar por lei um incentivo, em seu municipio, bem bolado para pequenos produtores, chacareiros, organizações não governamentais que prestem serviços ambientais. Como produção de mudas, recuperação de nascentes, proteção de parques, recuperação de rios ameaçados, preservação de matas ciliares. E aqui, o assunto é vasto. Um exemplo local bem estruturado, já irradiará o seu município em relação aos demais.

Estas ações, fogem um pouco, do trivial de um prefeito. Mais do que lógico que deve cuidar da saúde, das estradas, das pontes, das escolas, das lâmpadas das ruas. Mas, a diferença entre um e outro, estará justamente nestes programas, que propus acima.

Boa sorte. Estamos juntos.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de TELMA RODRIGUES

Postado por TELMA RODRIGUES em 04/01/2017 às 08:03

Os comentaristas que me antecederam, provam que gostam de ler apenas baboseiras. Quando alguém escreve algo sério e importante, como foi o enxuto e bem redigido texto acima, eles preferem tripudiar, criticar, vilipendiar. Por que é que não apresentaram uma ideia melhor, uma alternativa condizente? Tripudiar é fácil! Criticar de forma inconsequente dá Ibope...entre imbecis! Quando é que todos vamos nos engajar na melhoria das nossas cidades? Somos críticos ácidos com os outros, mas prosseguimos a sujar ruas e igarapés, deixando nosso bairro e cidade na imundície. Podem criticar-me, também! Afinal, esta é vossa (única) especialidade!

177.127.146.71
Avatar de MAURO

Postado por MAURO em 03/01/2017 às 17:37

Hahahahahahaha é de gargalhar, pois é cômico, a pergunta é: Por que não fez isso quando foi prefeito de Ariquemes por seis longos anos? A resposta é óbvia senhores este é o pensamento de Confucio Aires Moura, contudo seus parentes e apaniguados não deixaram ele realizar nada, ficou tudo no papel, agora vem querer ensinar administração pública a quem? O que pouco começou em Ariquemes ficou pela metade com algumas exceções, conseguiu fazer umas duas ou três rotatórias e alguns metros de asfalto "casca de ovo", tomou na "mão grande" o antigo Mercado Central e lá plantou um local que hoje serve somente de abrigo aos "noiados", onde varias crimes graves foram praticados (homicídios), a verba veio e desapareceu misteriosamente, agora a maior delas a duplicação da BR 364 no perímetro urbano de Ariquemes que até hoje não se concluiu. Agora, pasmem senhores, para quem não conhece, uma rotatória onde uma das vias fica numa ribanceira, é mole? Viajei por este Brasil afora, em nenhum lugar vi coisa semelhante, obra do nosso "expert" em administração é ou não para dar risadas.E tem mais outra hora eu conto. kkkkkkkkkk

138.121.24.4
Avatar de JORGE

Postado por JORGE em 03/01/2017 às 12:07

LEMBRO DAQUELE VELHO DITADO: FAÇA O QUE EU DIGO NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO! FÁCIL DIZER!!

177.198.138.240
Avatar de TERCEIRO VIGILANTE

Postado por TERCEIRO VIGILANTE em 03/01/2017 às 10:37

Estas palavras são realmente de Mister Confúcio !! parece que ocorreu apenas cntrl C e Cntrl V de um outro artigo, pois basta ver os prédios das delegacias do interior e algumas da capital e se constatará a falácia do grande administrador.

187.53.61.109
Avatar de DENILTON

Postado por DENILTON em 03/01/2017 às 08:31

Vai para o inferno .....

179.255.161.33
Avatar de ROBERVALL

Postado por ROBERVALL em 03/01/2017 às 07:25

E continuando os conselhos: não empregue cunhados, para ser testa de ferro. Não nomeie irmas para secretário, família metralha jatemos em Nível estadual

69.123.121.151

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:49:00

OAB quer redistribuição da Lava Jato antes de indicação de Temer

Claudio Lamachia, presidente da Ordem, alerta que aguardar nomeação do substituto de Teori vai 'agravar o ambiente político-institucional do país'.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:46:00

Comunicado: funcionamento da OAB/RO no feriado de 24 de janeiro

A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO) comunica aos advogados e comunidade...

POLíTICA | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:42:00

Cleiton Roque acompanha presidente em associação de servidores públicos

Cleiton e Fábio foram até associação dos servidores públicos municipais de Pimenta Bueno.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:39:00

Pagamentos de gratificação e verba de representação são alvo de notificações recomendatórias do MPC-RO

Ainda segundo o órgão ministerial, o pagamento tanto da gratificação quanto da verba de representação configura despesa irregular e patentemente lesiva ao erário.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 11:36:00

Rescisão indireta – veja 11 situações que o empregado pode demitir o patrão

A rescisão indireta é a falta de cumprimento das obrigações do empregador ou da empresa.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:46:00

Escola de Governo de Rondônia oferece cursos presenciais em diversas áreas até dezembro

São diversos cursos de capacitação com duração de 20h, e o propósito da instituição é também levar capacitação ao interior de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:44:00

Governadores da Amazônia Legal assinam pacto federativo pela segurança pública

O governador Confúcio Moura e os chefes executivos dos estados que fazem parte da Amazônia Legal formalizaram na noite de quarta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:40:00

Associações Comerciais manifestam apoio à proposta de novo regime fiscal em Rondônia

A minuta do texto está na Casa Civil, que iniciou, com este encontro, diálogo com setores da sociedade sobre a proposta, que propõe alteração na Constituição estadual.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:36:00

Pioneira no Brasil, iniciativa do governo de Rondônia prevê contratação de profissionais para funções de gerência e direção por meio de seleção

A contratação de profissionais para desenvolver atividades de gerência, coordenação e direção em cargos oferecidos pelo governo de Rondônia será feita a partir de agora por meio de seleção.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:34:00

Enfermeiros são capacitados para o atendimento avançado de pacientes com trauma e politrauma

O governo de Rondônia investiu nos últimos quatro anos mais de R$ 3 milhões na capacitação e aperfeiçoamento de servidores do setor de saúde.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:28:00

Precisão dos retratos falados feitos pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal ajuda a solucionar crimes em Rondônia

Sem câmeras de monitoramento e longe do olhar de testemunhas, muitos crimes acontecem assim, o que leva a vítima a não ter esperança de que o criminoso seja localizado e preso.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 10:22:00

Matrículas na rede municipal iniciam hoje e ano letivo começa 6 de fevereiro em Vilhena

O esforço da SEMED é garantir vagas aos alunos e assegurar retorno do ano letivo.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:31:00

Prefeitura prepara grande festa para comorar 102 anos de instalação do município de Porto Velho

​Programação começa às 9h e prossegue até a noite com brincadeiras e shows musicais.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:25:00

Detran implanta novo sistema online para emissão de documentos de veículos

Serviços estarão suspensos hoje e terça para testes.

GERAL | matéria escrita em 23/01/2017 ás 09:18:00

Agevisa orienta população para o controle de caramujos africanos em Rondônia

Nesta época do ano, com as chuvas intensas, é comum encontrar em quintais, hortas e jardins, algumas espécies de caramujos.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com